-AA+A

Questão

“Quando nos referimos a uma raça, não individualizamos tipos dela, tomamo-la em sua acepção mais lata. E, assim procedendo, vemos que a casta negra é o atraso; a branca, o progresso, a evolução[...]”. (Revista Brazil Médico, 1904)
As sociedades humanas se desenvolvem por estágios ou estados que vão sendo superados sucessivamente: o estado teológico, o metafísico e o positivo. Os povos indígenas e as etnias afro-brasileiras encontram-se nos estágios teológico ou metafísico e, por essa razão, permanecem nos estratos sociais inferiores e marginais de nossa sociedade. ( Baseado em Augusto Comte.)
“O Estado garantirá a todos o pleno exercício dos direitos culturais e acesso às fontes da cultura nacional, e apoiará e incentivará a valorização e a difusão das manifestações culturais. 1- O Estado protegerá as manifestações das culturas populares, indígenas e afro-brasileiras, e das de outros grupos participantes do processo civilizatório nacional”. (Constituição Federal de 1988 na Seção II – Da Cultura, Art. 215.)
“[...]segundo o que até aqui escrevi acerca dos Coroados [Kaingang] dos Campos Gerais, é evidente que, no seu estado selvagem, são eles superiores em inteligência, indústria e previdência a muitos outros povos indígenas, e talvez até em beleza. Dada essa circunstância, dever-se-ia pôr todo o empenho em aproximá-los dos homens de nossa raça e, após, encorajar os casamentos mistos entre eles e os paulistas pobres [...]. Devo dizer, porém, que é mais fácil matar e reduzir os Coroados à escravidão, do que despender tais esforços em seu favor”. (Saint-Hilaire, V. E. Viagem à Comarca de Curitiba –1820.)
“No Brasil do século XVII não havia civilizações adiantadas dos Astecas, dos Maias, dos Incas, e nossos índios se encontravam no nível pré-histórico. Hoje devem restar poucas tribos em estado primitivo, mas, mesmo assim, parece haver um propósito da parte do governo Lula de exaltar o mito do “bom selvagem”. (“Você já foi a Roraima? Texto de Maria Lúcia Barbosa. Jornal do Brasil, RJ, 11/09/2008).
Você precisa de uma conta no Me Salva! para responder exercícios.

Comentários