“Quando se fala em evolução, temos que utilizar um ponto de partida. Para entender como ela ela funciona, precisamos estar bem familiarizados com os mecanismos que fazem com que ela aconteça. Existem basicamente dois tipos de mecanismos evolutivos. Aqueles que criam variação,e aqueles que são responsáveis pela distribuição dessas variações nas populações. Sendo assim, podemos dizer que os mecanismos que geram variação são o substrato de ação para os mecanismos que são responsáveis por determinar a frequência das variações.”
Sobre os mecanismos evolutivos podemos citar a(s):
seleção natural, que está relacionada com o favorecimento reprodutivo de indivíduos com características vantajosas e herdáveis, ou seja, com o destino das variações.
deriva genética, que influencia de forma mais significativa populações pequenas e está relacionada com alterações não aleatórias nas frequências alélicas, produzindo variabilidade genética.
mutações, representadas por uma alteração na sequência de aminoácidos de uma molécula de DNA que introduzem variações novas na população.
a herança de caracteres adquiridos, quando indivíduos transmitem aos filhos características desenvolvidas ao longo de suas vida, afetando a variação existente na próxima geração.
o fluxo gênico, capaz de introduzir ou remover alelos de uma determinada população, sendo o principal mecanismo que explica a existência de adaptações.
Você precisa de uma conta no Me Salva! para responder exercícios.