As tartarugas de Galápagos são famosas por terem influenciado as ideias de Charles Darwin sobre a evolução das espécies. Mas são impressionantes também devido ao tamanho. Elas podem pesar mais de 400 quilos, medir mais de 1,80 metro e viver por mais de 100 anos. Hoje, restam apenas 13 subespécies, e a maioria delas sob grave perigo de extinção. Na viagem histórica que fez a Galápagos, em 1835, o naturalista notou que tartarugas que viviam em ilhas diferentes tinham formato de carapaça diferente, uma das observações que inspiraram sua teoria. Enquanto as tartarugas da Ilha Floreana eram em forma de sela, ou seja, tinha a parte anterior mais alta, outras tartarugas tinham o casco em forma de domo, mais comum entre os quelônios. As carapaças em forma de sela são características das tartarugas que vivem em áreas mais secas do arquipélago, o que facilita o movimento da cabeça e pescoço do animal para cima, para se alimentar de arbustos e plantas mais altas.
Disponível em https://oeco.org.br/noticias/25592-tartarugas-de-darwin-redescobertas-em-galapago. Acesso em 31.01.2022 (adaptado)
A observação realizada por Darwin em relação aos cascos das tartarugas corrobora com sua teoria, exemplificando o conceito de