-AA+A

Questão

A política do Encilhamento tinha por objetivo modernizar a estrutura econômica brasileira, marcadamente agrária, por meio da emissão de papel-moeda.

A emissão de papel-moeda sem lastro gerou uma grave crise inflacionária, devido a desvalorização monetária causada pelo grande acréscimo de moeda circulante na economia.

O objetivo de estimular a indústria por meio da livre emissão de papel-moeda e da facilitação do acesso ao crédito não teve êxito gerando, em contrapartida, uma forte crise econômica, marcada pela inflação e pela especulação.

Apesar da consequente crise econômica gerada pela inflação, o Encilhamento proporcionou um enorme avanço industrial no Brasil, que se modernizou rapidamente, proporcionando integração social aos ex-escravos, que passaram a ser valorizados em virtude da importância do seu trabalho.

A política do Encilhamento recebeu este nome por associação à prática de especulação nas corridas de cavalo e, em virtude do seu fracasso, o ministro Rui Barbosa acabou sendo demitido em janeiro de 1891.

Você precisa de uma conta no Me Salva! para responder exercícios.

Informações

-

Comentários