Olá, estudante! Por favor, não envie textos para este tema, porque ele será desativado em breve. Logo você vai poder conferir os novos temas que acrescentaremos à plataforma. Eles estão de acordo com o padrão ENEM atual e foram feitos com muito carinho para melhorar a sua produção de redação. 😄
TEXTO I
O antropólogo Marc Augé discute a noção de lugar e define o lugar antropológico como identitário, relacional e histórico. Para o autor, é possível entender esse lugar a partir dos percursos que nele ocorrem, dos discursos que nele são pronunciados e da linguagem que o caracteriza. Nesse sentido, o lugar é formado pelas experiências tanto individuais quanto coletivas de quem o ocupa, pela construção de significados sobre esse lugar e pela relação que os sujeitos ocupantes estabelecem com ele.
O espaço está intimamente ligado ao sentimento de pertença de um indivíduo. Ele permite a reflexão sobre a grande questão norteadora do homem ao longo da História: saber quem se é. É a partir do espaço, então, que o sujeito se constitui como tal, que ele estabelece ou não identificações e que ele constitui sua identidade.
Contudo, existem lugares que sofrem apagamentos nas representações que determinados meios (como a mídia e o turismo, por exemplo) fazem do espaço. Assim, há partes excluídas das representações das cidades, que muitas vezes acabam também por ficar excluídas de seus principais serviços (transporte e saúde, por exemplo). O projeto “Tá no mapa”, desenvolvido pelo grupo AfroReggae, tem como objetivo justamente mapear zonas que não apareciam no Google Maps, as favelas do Rio de Janeiro, possibilitando a visibilidade dessas regiões no meio digital.
Fonte: https://beyondthemap.withgoogle.com/pt-br/
PROPOSTA DE REDAÇÃO
Levando em consideração o texto apresentado, a reflexão anteriormente desenvolvida sobre a relação entre o sujeito e o lugar que ele ocupa e os conhecimentos que você desenvolveu ao longo de sua formação, escreva um texto dissertativo-argumentativo, em modalidade escrita formal da língua portuguesa, tendo como base os seguintes questionamentos: "O que significa um território estar fora do mapa? Qual a importância da visibilidade para esses espaços?" Lembre-se de que você, como cidadão, precisa se posicionar e propor soluções para a discussão desenvolvida.
Instruções:
1. O texto deve estar escrito à tinta.
2. Sua redação deve ter extensão de no mínimo 8 e no máximo 30 linhas.
3. Redações com cópias de textos motivadores terão o número de linhas copiadas desconsiderado na correção.
Comentário: Partindo de uma teorização sobre o lugar e sua relação com o sujeito, este tema apresenta o projeto “Tá no Mapa”, desenvolvido pelo grupo AfroReggae em parceria com a Google e a J. Walter Thompson. Estimula-se a reflexão, então, sobre os espaços sociais que são apagados dos mapas e, consequentemente, a relação entre estes e os sujeitos que os habitam. Para obter um bom desempenho, o aluno deve centrar sua argumentação na resposta aos questionamentos principais, de modo a defender seu ponto de vista sobre a significação de estar fora do mapa e sobre a importância ou não da visibilidade para esses territórios. A abordagem deve explicar o motivo de determinados territórios não existirem nos mapas. Deseja-se que o aluno mobilize conhecimentos de diferentes áreas para desenvolver sua redação. Também é importante elaborar uma proposta de intervenção, de acordo com o ponto de vista desenvolvido.
Textos que se limitam a dissertar unicamente sobre o projeto mencionado, a vida em comunidades periféricas ou sobre identidade terão suas notas prejudicadas.