TEXTO I

Autorretrato com Colar de Espinhos e Beija-flor, por Frida Kahlo
Fonte: https://bostonglobe-prod.cdn.arcpublishing.com/resizer/Omb1pbo4FVO3jK55sZK_-TA6nnc=/1440x0/arc-anglerfish-arc2-prod-bostonglobe.s3.amazonaws.com/public/BMJFBURZ6UI6TI4SR3LBLSWG2I.jpg
TEXTO II

Fonte: https://centropsicanalise.com.br/2018/11/14/deneno-perez-camila-o-edipo-em-lacan-o-uso-perverso-do-falo-imaginario-no-mundo-contemporaneo-2012/
TEXTO III
Latinidades: padrão de beleza é predominantemente branco, diz professora dos EUA
Mariana Tokarnia - Repórter da Agência Brasil
Diz um ditado popular que a beleza está nos olhos de quem vê. Será mesmo? Para a professora da Universidade de Drexel, nos Estados Unidos, Yaba Blay, a beleza é algo construído socialmente, e confere privilégios para quem a detém. Embora varie de local para local, ela diz que há um padrão mundial de beleza. Basta colocar a palavra “beleza” no Google que aparecem páginas e páginas, predominantemente de mulheres brancas. "No contexto da supremacia branca, vemos que o poder funciona como hierarquia, onde o branco está no topo, associado ao belo, e a negritude, na base, associada ao que é bárbaro, negativo e feio", diz Yaba. "A beleza negra é uma questão política", completa.
Yaba Blay participou hoje (22) do Festival da Mulher Afro-Latino-Americana e Caribenha (Latinidades), em Brasília. A produção de Yaba é referência global em identidades negras, estéticas e práticas culturais e políticas raciais. Ela é autora do livro One Drop: Shifting the Lens on Race (Uma Gota: Ajustando as Lentes sobre a Raça, em tradução livre).
Na conferência, Yaba chamou a atenção para a apropriação da cultura negra, penteados e vestimentas, que estão sendo usados e divulgados por pessoas brancas. "Um mesmo penteado em uma mulher branca é chique e em uma mulher negra é largado ou não profissional. Por que quando uma mulher branca usa um certo penteado que as mulheres negras sempre usaram elas recebem o crédito ou são dadas como pioneiras, mas quando as negras o fazem são taxadas como desleixadas?", questionou.
O tema do Festival Latinidades este ano é Cinema Negro. Essa área mostra que os diferentes tons de pele brasileiros não são igualmente representados. Embora sejam mais da metade da população, as mulheres negras são 4% das atrizes dos 218 filmes nacionais campeões de bilheteria entre 2002 e 2012, de acordo com pesquisa do Grupo de Estudos Multidisciplinares da Ação Afirmativa do Instituto de Estudos Sociais e Políticos da Universidade do Estado do Rio de Janeiro.
Entre as mulheres, a questão racial associada à beleza é mais evidente, segundo Yaba. O padrão feminino de beleza é branco, mas o masculino, de força e virilidade, é negro. Alisar os cabelos ou branquear a pele são efeitos desse contexto, segundo a pesquisadora. "O que isso faz com a nossa autopercepção?", indaga. Para dar visibilidade à beleza negra, ela criou a página PrettyPeriod (BonitaPonto) na internet, na qual divulga imagens de mulheres negras.
O Festival Latinidades começou hoje (22) e vai até domingo (26). A programação, que inclui palestras, exibições de filmes e shows, está disponível no site www.afrolatinas.com.br.
Fonte: http://agenciabrasil.ebc.com.br/geral/noticia/2015-07/beleza-negra-e-uma-questao-politica-para-professora-yaba-blay
PROPOSTA DE REDAÇÃO
A partir da leitura dos textos motivadores e com base nos conhecimentos construídos ao longo de sua formação, redija um texto dissertativo-argumentativo em modalidade escrita formal da língua portuguesa sobre o tema "Os impactos negativos dos padrões de beleza", apresentando proposta de intervenção que respeite os direitos humanos. Selecione, organize e relacione, de forma coerente e coesa, argumentos e fatos para defesa de seu ponto de vista.
Comentário: Os textos motivadores desta proposta de redação tratam da beleza em relação às mulheres especificamente. Contudo, o mote da proposta permite que o aluno desenvolva sua abordagem no que se refere à sociedade como um todo. É desejável que se discuta quais são os padrões de beleza que vigoram na atualidade, de que forma eles se tornaram tão fortes historicamente e como eles afetam a vida das pessoas. O aluno pode basear seu argumento em saberes de diferentes áreas, lembrando sempre que a fala de especialistas é uma forma de reforçar um ponto de vista. É muito importante também a elaboração de uma proposta de intervenção que siga a linha da discussão apresentada. Embora a proposta permita a discussão de temas como o preconceito e a influência da mídia na formação desses padrões, textos que tratarem somente desses assuntos terão suas notas prejudicadas.
Instruções:
1. O rascunho da redação deve ser feito no espaço apropriado.
2. O texto definitivo deve ser escrito à tinta, na folha própria, em até 30 linhas.
3. A redação que apresentar cópia dos textos da Proposta de Redação terá o número de linhas copiadas desconsiderado para efeito de correção.