Olá, estudante! Por favor, não envie textos para este tema, porque ele será desativado em breve. Logo você vai poder conferir os novos temas que acrescentaremos à plataforma. Eles estão de acordo com o padrão ENEM atual e foram feitos com muito carinho para melhorar a sua produção de redação. 😄
TEXTO I

Fonte: http://fotografia.folha.uol.com.br/galerias/39074-protestos-contra-reforma-nas-escolas-paulistas#foto-570553
TEXTO II
Coração de estudante
Quero falar de uma coisa
Adivinha onde ela anda
Deve estar dentro do peito
Ou caminha pelo ar
Pode estar aqui do lado
Bem mais perto que pensamos
A folha da juventude
É o nome certo desse amor
Já podaram seus momentos
Desviaram seu destino
Seu sorriso de menino
Tantas vezes se escondeu
Mas renova-se a esperança
Nova aurora a cada dia
E há que se cuidar do broto
Pra que a vida nos dê flor e fruto
Coração de estudante
Há que se cuidar da vida
Há que se cuidar do mundo
Tomar conta da amizade
Alegria e muito sonho
Espalhados no caminho
Verdes, plantas, sentimento
Folhas, coração, juventude e fé
Canção de Milton Nascimento
Fonte: https://www.vagalume.com.br/milton-nascimento/coracao-de-estudante-nao-cifrada.html
No ano de 2015, iniciaram as ocupações em diversas escolas de São Paulo. Os estudantes reivindicaram primeiramente que não houvesse a reorganização escolar proposta pelo governador Geraldo Alckmin e, posteriormente, passaram a exigir melhorias no sistema de ensino e mais verbas. Esse movimento se expandiu para outros estados e tomou uma proporção bastante significativa.
PROPOSTA DE REDAÇÃO
Com base nos textos motivadores e em seu conhecimento, redija um texto dissertativo-argumentativo, em modalidade escrita formal da língua, sobre "As ocupações e a relação entre os alunos e a escola", que responda aos seguintes questionamentos: Para você, as ocupações das escolas que ocorreram nos anos de 2015 e 2016 são legítimas? Qual a importância dessas ocupações? Você acredita que ações como essa modificam a relação entre o aluno e a escola? Lembre-se de que você, como cidadão, precisa propor soluções para a discussão desenvolvida.
Instruções:
1. O texto deve estar escrito à tinta.
2. Sua redação deve ter extensão de no mínimo 8 e no máximo 30 linhas.
3. Redações com cópias de textos motivadores terão o número de linhas copiadas desconsiderado na correção.
Comentário: Mais estreitamente relacionada ao primeiro texto motivador, esta proposta estimula o aluno a refletir sobre as ocupações que ocorreram nas escolas no ano de 2015 e 2016 e se esse tipo de ação modifica ou não e relação entre o aluno e a escola. Espera-se o desenvolvimento do texto a partir da resposta às questões norteadoras, em defesa de um ponto de vista. Para isso, é interessante apresentar dados históricos que auxiliem na reafirmação da argumentação defendida acerca da legitimidade ou não e da importância ou não das ocupações. Sobre a modificação gerada na relação aluno-escola a partir dessas ações, a abordagem deve apresentar o modo como ocorre ou não essa modificação. É importante elaborar uma proposta de intervenção de acordo com a discussão desenvolvida.
Textos que tratam apenas das ocupações sem considerar a relação entre aluno e escola, da relação entre aluno e escola unicamente ou de movimentos estudantis terão suas notas prejudicadas.