TEXTO I
O desperdício de alimentos é usualmente classificado por parlamentares, estudiosos e líderes de opinião como crime, mas sempre em sentido metafórico. Afinal, não é ato tipificado em código legal, embora signifique a deterioração de nutrientes, quando ainda há pessoas passando fome, e a dilapidação de insumos agrícolas e recursos ambientais. Desperdiçar alimentos, portanto, não gera multa e tampouco leva à prisão. A culpa é de quem, em particular, se, de praxe, decorre do encadeamento de ações compartilhado por toda a sociedade?
Disponível em: https://www12.senado.leg.br/emdiscussao/edicoes/regulacao-economica/desperdicio-de-alimentosAcesso em: 06set. 2018 (fragmento)
TEXTO II
TEXTO III
O problema do desperdício de alimentos pode ser mais complexo para resolver, uma vez que requer mudanças na forma como valorizamos e consumimos os alimentos. Os nossos padrões de consumo atuais não são sustentáveis. Os desperdícios de alimentos estão efetivamente ligados à demanda do consumidor, que evolui constantemente e é influenciado por muitos fatores culturais e sociais que nem sempre seguem racionalidade econômica ou ecológica. Sendo assim, a consciência do consumidor é um passo fundamental para melhorar nossas habilidades em planejamento alimentar, compra e consumo.
Disponível em: https://museudoamanha.org.br/pt-br/perdas-e-desperdicios-de-alimentos-um-desafio-para-o-desenvolvimento-sustentavel Acesso em: 06 set. 2018
TEXTO IV
Brasil joga no lixo 41 mil toneladas de alimentos por dia, alerta nutricionista
A Organização das Nações Unidas para a Alimentação e a Agricultura (FAO), no Dia Mundial da Alimentação, 16 de outubro, traçou perspectivas para 2050 e uma das principais prevê que o número de habitantes em todo o planeta deve superar a marca dos 9 bilhões, nos próximos 34 anos.[...] segundo estimativa do Instituto Akatu 2016, com base em dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) e da Associação Brasileira de Empresas de Limpeza Pública e Resíduos Especiais (Abrelpe), 41 mil toneladas de alimentos são desperdiçadas no Brasil por dia. “Isto daria para alimentar 25 milhões de pessoas, também por dia, ou seja, 13% da população do País, um número quase comparável à soma da população das regiões metropolitanas de São Paulo (20 milhões) e do Rio de Janeiro (12 milhões)”, ressalta Camila Mendes Kneip, em entrevista à equipe SNA/RJ.
Disponível em: http://www.sna.agr.br/brasil-joga-no-lixo-41-mil-toneladas-de-alimentos-por-dia-alerta-nutricionista/ Acesso em: 06 set. 2018
PROPOSTA DE REDAÇÃO
A partir da leitura dos textos motivadores e com base nos conhecimentos construídos ao longo de sua formação, redija texto dissertativo-argumentativo em modalidade escrita formal da língua portuguesa sobre o tema “A persistência do desperdício alimentar na sociedade brasileira” apresentando proposta de intervenção que respeite os direitos humanos. Selecione, organize e relacione, de forma coerente e coesa, argumentos e fatos para defesa de seu ponto de vista.
INSTRUÇÕES PARA A REDAÇÃO
· A redação que apresentar cópia dos textos da Proposta de Redação terá o número de linhas copiadas desconsiderado para efeito de correção.
Receberá nota zero, em qualquer das situações expressas a seguir, a redação que:
· Tiver até 7 (sete) linhas escritas, sendo considerada “texto insuficiente”.
· Fugir ao tema ou que não atender ao tipo dissertativo-argumentativo.
· Apresentar proposta de intervenção que desrespeite os direitos humanos.
· Apresentar parte do texto deliberadamente desconectada do tema proposto.
*Proposta criada por @lumaeponto.