TEXTO I
Aperte cinto e carteira – aquecimento global vai afetar seu voo
No final de junho, a companhia aérea American Airlines cancelou mais de 40 voos no Arizona, nos Estados Unidos, por conta das altas temperaturas. Em um mundo em aquecimento, os dias mais quentes deverão atrapalhar cada vez mais os planos de viagem.
[...]
Em dias mais quentes, o peso da aeronave acaba virando um fator de restrição para a decolagem. Por isso, as companhias aéreas poderão ter que reduzir o número de passageiros ou limitar a quantidade de carga ou combustível para decolar com segurança.
Disponível em: http://exame.abril.com.br/ciencia/aperte-cinto-e-carteira-aquecimento-global-vai-afetar-seu-voo/ Acesso em 02 julho 2017 (fragmentado)
TEXTO II
Humanidade já produziu 8,3 bilhões de toneladas de plástico
Uma nova pesquisa mostra que o ser humano produziu 8,3 bilhões de toneladas de plástico, desde o início a produção em massa desse material, em 1950, até 2015. A maior parte desse plástico já virou lixo e quase 80% do material está agora em aterros sanitários ou no meio ambiente. [...]
Das 8,3 bilhões de toneladas de plástico produzidas até 2015, cerca de 6,3 bilhões já foram descartados. De todo esse lixo, apenas 9% foi reciclado, 12% foi incinerado e 79% está acumulado em aterros ou poluindo o ambiente natural.
Disponível em: http://exame.abril.com.br/ciencia/humanidade-ja-produziu-83-bilhoes-de-toneladas-de-plastico/ Acesso em 02 julho 2017 (fragmentado)
TEXTO III
Empresa do Sul de SC comprova que inovação e reciclagem podem garantir lucro
Uma empresa de Braço do Norte, sul do estado, inovou ao trocar 98% da madeira utilizada como matéria-prima, por EPS (poliestireno expandido), popularmente conhecido como Isopor®.
[...]
O EPS não é biodegradável, mas é 100% reciclável, por isso a importância de reciclar e devolver esse material à cadeia produtiva. Mas, o principal problema para a reciclagem desse tipo de produto é a viabilidade econômica. “A captação do EPS é difícil, no início bem mais, pois a reciclagem no Brasil ainda sofre com a informalidade. Não contamos com nenhum benefício do governo e isso, muitas vezes, desestimula catadores e cooperativas a coletarem esse resíduo”, afirma.
Disponível em: http://g1.globo.com/sc/santa-catarina/sc-que-da-certo/noticia/empresa-do-sul-de-sc-comprova-que-inovacao-e-reciclagem-podem-garantir-lucro.ghtml Acesso em 02 julho 2017 (fragmentado)
PROPOSTA DE REDAÇÃO
A partir da leitura dos textos motivadores e com base nos conhecimentos construídos ao longo de sua formação, redija texto dissertativo-argumentativo em modalidade escrita formal da língua portuguesa sobre o tema “Caminhos para a recuperação ambiental do planeta” apresentando proposta de intervenção que respeite os direitos humanos. Selecione, organize e relacione, de forma coerente e coesa, argumentos e fatos para defesa de seu ponto de vista.
INSTRUÇÕES PARA A REDAÇÃO
· A redação que apresentar cópia dos textos da Proposta de Redação terá o número de linhas copiadas desconsiderado para efeito de correção.
Receberá nota zero, em qualquer das situações expressas a seguir, a redação que:
· Tiver até 7 (sete) linhas escritas, sendo considerada “texto insuficiente”.
· Fugir ao tema ou que não atender ao tipo dissertativo-argumentativo.
· Apresentar proposta de intervenção que desrespeite os direitos humanos.
· Apresentar parte do texto deliberadamente desconectada do tema proposto.
*Proposta criada por @lumaeponto.