TEXTO I
A gravidez na adolescência é um problema global que ocorre em países de alta, média e baixa renda. Em todo o mundo, a gravidez na adolescência é mais provável de ocorrer em comunidades marginalizadas, geralmente impulsionadas pela pobreza e pela falta de oportunidades de educação e emprego. [...] Adolescentes enfrentam barreiras ao acesso à contracepção, incluindo leis e políticas restritivas quanto ao fornecimento de contraceptivos com base na idade ou estado civil, [...] e incapacidade dos adolescentes de acessar contraceptivos por causa do conhecimento, transporte e restrições financeiras.
Disponível em: http://www.who.int/en/news-room/fact-sheets/detail/adolescent-pregnancy/ Acesso em: 08 ago. 2018 (fragmento)
TEXTO II
Recente estudo, promovido pela UNICEF (United Nations Children’s Fund - Fundo das Nações Unidas para a Infância), comprovou que "... o Brasil tem cerca de 40 milhões de crianças e adolescentes em idade escolar (de 6 a 18 anos) e 800 mil ainda estão fora da escola. Outras centenas de milhares abandonam ou evadem a escola. De cada 100 estudantes que entram no ensino fundamental, 82 concluem a 5ª série, 59 terminam a 8ª série e apenas 40, o ensino médio. A evasão escolar e a falta às aulas ocorrem por diferentes razões, incluindo o trabalho infantil, a violência e gravidez precoce".
Uma pesquisa do Departamento de Pediatria do Hospital Universitário de Brasília, datada do ano de 2003, no qual acompanhou, num período de quatro anos, 425 grávidas de 13 a 19 anos do Distrito Federal e do entorno, mostra que apenas 37,5% continuaram na escola durante a gravidez. Os motivos que levam 62,5% a deixarem de estudar são mal-estar, vergonha ou desestímulo.
Disponível em: https://jus.com.br/artigos/11696/gravidez-na-adolescencia-e-direito-a-educacao Acesso em: 08 ago. 2018 (fragmento)
TEXTO III
PROPOSTA DE REDAÇÃO
A partir da leitura dos textos motivadores e com base nos conhecimentos construídos ao longo de sua formação, redija texto dissertativo-argumentativo em modalidade escrita formal da língua portuguesa sobre o tema “Os impactos da gravidez na adolescência” apresentando proposta de intervenção que respeite os direitos humanos. Selecione, organize e relacione, de forma coerente e coesa, argumentos e fatos para defesa de seu ponto de vista.
INSTRUÇÕES PARA A REDAÇÃO
· A redação que apresentar cópia dos textos da Proposta de Redação terá o número de linhas copiadas desconsiderado para efeito de correção.
Receberá nota zero, em qualquer das situações expressas a seguir, a redação que:
· Tiver até 7 (sete) linhas escritas, sendo considerada “texto insuficiente”.
· Fugir ao tema ou que não atender ao tipo dissertativo-argumentativo.
· Apresentar proposta de intervenção que desrespeite os direitos humanos.
· Apresentar parte do texto deliberadamente desconectada do tema proposto.
*Proposta criada por @lumaeponto.