TEXTO I
A obesidade é decorrente do acúmulo de gordura no organismo, que está associado a riscos para a saúde, devido à sua relação com várias complicações metabólicas. Pode ser compreendida como um agravo de caráter multifatorial, pois suas causas estão relacionadas a questões biológicas, históricas, ecológicas, econômicas, sociais, culturais e políticas. Trata-se simultaneamente de uma doença e de um dos fatores de risco mais importantes para outras doenças crônicas não transmissíveis, como doenças cardiovasculares e Diabetes mellitus.
Disponível em: http://portalms.saude.gov.br/atencao-especializada-e-hospitalar/especialidades/obesidade /Acesso em: 08 ago. 2018 (fragmento)
TEXTO II
As causas da obesidade
O estresse e ansiedade são dois dos principais fatores que levam ao aumento das doenças provocadas pela obesidade nos tempos atuais. Mas não só. De acordo com o médico neurologista Rogério Tuma, colunista de Carta Capital, o sedentarismo provocado pelas facilidades da vida moderna – com facilidade no transporte, na conservação e acesso aos alimentos graças a avanços na agricultura e na pecuária e a oferta dos chamados fast food – é o que explica o alto índice de obesidade na sociedade atual.
Disponível em: https://www.cartacapital.com.br/saude/as-causas-da-obesidade / Acesso em: 08 ago. 20178 (fragmento)
TEXTO III
Disponível em: http://www.blog.saude.gov.br/index.php/servicos/33117-infografico-dia-nacional-de-prevencao-da-obesidade/ Acesso em: 08 ago. 2018 (adaptado)
TEXTO IV
Brasil assume metas para combater a obesidade
O ministro da Saúde, Ricardo Barros, apresentou nesta terça-feira (14), durante o Encontro Regional para Enfrentamento da Obesidade Infantil, em Brasília, metas para frear o crescimento do excesso de peso e obesidade no país. O Brasil assumiu como compromisso atingir três metas: deter o crescimento da obesidade na população adulta até 2019, por meio de políticas intersetoriais de saúde e segurança alimentar e nutricional; reduzir o consumo regular de refrigerante e suco artificial em pelo menos 30% na população adulta, até 2019; e ampliar em no mínimo de 17,8% o percentual de adultos que consomem frutas e hortaliças regularmente até 2019.
Disponível em: https://alimentacaoemfoco.org.br/brasil-assume-metas-para-combater-a-obesidade/ Acesso em: 08 ago. 2018
PROPOSTA DE REDAÇÃO
A partir da leitura dos textos motivadores e com base nos conhecimentos construídos ao longo de sua formação, redija texto dissertativo-argumentativo em modalidade escrita formal da língua portuguesa sobre o tema “Caminhos para combater a obesidade no Brasil” apresentando proposta de intervenção que respeite os direitos humanos. Selecione, organize e relacione, de forma coerente e coesa, argumentos e fatos para defesa de seu ponto de vista.
INSTRUÇÕES PARA A REDAÇÃO
· A redação que apresentar cópia dos textos da Proposta de Redação terá o número de linhas copiadas desconsiderado para efeito de correção.
Receberá nota zero, em qualquer das situações expressas a seguir, a redação que:
*Proposta criada por @lumaeponto.