TEXTO I
Os chamados Resíduos Sólidos Urbanos (RSUs, de acordo com a norma NBR.10.004 da Associação Brasileira de Normas Técnicas - ABNT), vulgarmente denominados como lixo urbano, são resultantes de atividade doméstica e comercial dos centros urbanos. A composição varia de população para população, dependendo da situação socioeconômica e das condições e hábitos de vida de cada um. Esses resíduos podem ser classificados das seguintes maneiras (com alguns exemplos em seguida):
A Política Nacional de Resíduos Sólidos (PNRS) coloca a responsabilidade não apenas da indústria e no comércio, mas também em quem descarta de maneira pouco ecológica seus itens, colocando a vida de outros em risco e degradando o meio ambiente.
Disponível em: https://www.ecycle.com.br/3129-residuos-solidos.html
TEXTO II
Qual a situação atual dos Resíduos Sólidos no Brasil?
Segundo relatório da Associação Brasileira de Empresas de Limpeza Pública e Resíduos Especiais (ABRELPE), a situação não é positiva, infelizmente. O Panorama dos Resíduos Sólidos no Brasil 2016 mostra que 3.326 municípios brasileiros destinam seus resíduos sólidos para locais impróprios. Isso equivale a 59,7% dos municípios (ABRELPE, 2016). O mesmo documento registra que 76,5 milhões de pessoas sofrem os impactos negativos causados pela destinação inadequada dos resíduos. [...] No Brasil, somamos cerca de 7 milhões de toneladas de Resíduos Sólidos por ano que não são coletados ou têm destinação inadequada. Esse cenário resulta em um avassalador prejuízo a saúde de mais de 96 milhões de pessoas em todas as regiões do país (ABRELPE, 2016). Somente em relação à poluição marinha, o custo dessa má gestão de resíduos alcança R$ 5,5 bilhões por ano, considerando despesas com recuperação ambiental e tratamento de saúde. Triste não é?!
Disponível em: https://portalresiduossolidos.com/situacao-atual-dos-rs-no-brasil/#:~:text=Segundo%20relat%C3%B3rio%20da%20Associa%C3%A7%C3%A3o%20Brasileira,res%C3%ADduos%20s%C3%B3lidos%20para%20locais%20impr%C3%B3prios.
TEXTO III
TEXTO IV
PROPOSTA DE REDAÇÃO
A partir da leitura dos textos motivadores e com base nos conhecimentos construídos ao longo de sua formação, redija texto dissertativo-argumentativo em modalidade escrita formal da língua portuguesa sobre o tema “Desafios no descarte adequado de resíduos sólidos urbanos no Brasil” apresentando proposta de intervenção que respeite os direitos humanos. Selecione, organize e relacione, de forma coerente e coesa, argumentos e fatos para defesa de seu ponto de vista.
INSTRUÇÕES PARA A REDAÇÃO
· A redação que apresentar cópia dos textos da Proposta de Redação terá o número de linhas copiadas desconsiderado para efeito de correção.
Receberá nota zero, em qualquer das situações expressas a seguir, a redação que:
· Tiver até 7 (sete) linhas escritas, sendo considerada “texto insuficiente”.
· Fugir ao tema ou que não atender ao tipo dissertativo-argumentativo.
· Apresentar proposta de intervenção que desrespeite os direitos humanos.
· Apresentar parte do texto deliberadamente desconectada do tema proposto.
*Proposta criada por @lumaeponto.