TEXTO I
O discurso do ódio, pelo entendimento jurídico, é qualquer tipo de discurso, conduta, gesto, escrita ou representada, proibida por lei que pode incitar violência, ofensas ou ações contra alguém ou um grupo de pessoas. A legislação pode elencar as características que levam a descriminalização como raça, gênero, origem, nacionalidade, orientação sexual, religião, entre outros.
Disponível em: https://danielebrandao7.jusbrasil.com.br/artigos/172170217/o-discurso-do-odio-na-internet Acesso em: 23 junho 2017 (fragmento)
TEXTO II
Redes sociais validam o ódio das pessoas, diz psicanalista
Nas redes sociais, é possível expressar o seu ódio, dar a ele uma dimensão pública, receber aplausos de seus amigos e seguidores e se sentir, de alguma forma, validado. Além disso, a linha entre uma ameaça virtual e uma ação criminosa é tênue.
[...]
“O discurso de ódio, por exemplo, se alimenta porque é uma coisa "maravilhosa": você constitui, pelas redes sociais, um imenso grupo de pessoas que pensam absolutamente a mesma coisa que você - o que é trágico porque frequentar e trocar mensagens com quem diz "é isso mesmo, meu irmão" é de um tédio mortal”.
Disponível em: http://www.bbc.com/portuguese/brasil-38563773 Acesso em: 23 junho 2017 (fragmento)
TEXTO III
Discursos de ódio das redes sociais ganham as ruas
Um estudo realizado pelo Datafolha, em novembro último, aponta que cerca de 57% dos brasileiros defendem a afirmação que “bandido bom é bandido morto”, mesmo que no Brasil a pena de morte tenha sido abolida do Código Penal.
[...]
Fabiane Maria de Jesus foi linchada aos 33 anos, em 5 de maio de 2014, em São Paulo, após um boato gerado nas redes sociais. Fabiane foi acusada por usuários de uma rede social de sequestrar crianças e utilizá-las em rituais de magia negra. Após as investigações iniciais sobre o crime, foi provado que ela era inocente.
Disponível em: http://diariodonordeste.verdesmares.com.br/cadernos/policia/discursos-de-odio-das-redes-sociais-ganham-as-ruas-1.1765832 Acesso em: 23 junho 2017 (modificado)
PROPOSTA DE REDAÇÃO
A partir da leitura dos textos motivadores e com base nos conhecimentos construídos ao longo de sua formação, redija texto dissertativo-argumentativo em modalidade escrita formal da língua portuguesa sobre o tema “O discurso de ódio nas redes sociais” apresentando proposta de intervenção que respeite os direitos humanos. Selecione, organize e relacione, de forma coerente e coesa, argumentos e fatos para defesa de seu ponto de vista.
INSTRUÇÕES PARA A REDAÇÃO
· A redação que apresentar cópia dos textos da Proposta de Redação terá o número de linhas copiadas desconsiderado para efeito de correção.
Receberá nota zero, em qualquer das situações expressas a seguir, a redação que:
· Tiver até 7 (sete) linhas escritas, sendo considerada “texto insuficiente”.
· Fugir ao tema ou que não atender ao tipo dissertativo-argumentativo.
· Apresentar proposta de intervenção que desrespeite os direitos humanos.
· Apresentar parte do texto deliberadamente desconectada do tema proposto.
*Proposta criada por @lumaeponto.