TEXTO I
O caos no sistema carcerário brasileiro: em busca de alternativas
Abre-se o 2017 com uma grande vantagem: tornar a expor, com todos os seus contornos, o estado caótico do sistema prisional brasileiro, o que ocorre a partir de duas lamentáveis chacinas ocorridas em Amazonas e Roraíma, dois Estados do nem sempre lembrado, mas sempre estigmatizado (quase sempre de modo indevido), Brasil-Norte. [...] As facções criminosas que agem nos presídios como grandes gangues ou cartéis, em verdade, nada mais fazem do que se aproveitar do abandono e do cinismo do Estado.
Disponível em: http://justificando.cartacapital.com.br/2017/01/09/o-caos-no-sistema-carcerario-brasileiro-em-busca-dealternativas/ Acesso em: 28 junho 2017 (fragmento)
TEXTO II
Número de mortes em presídios brasileiros chega a 134 em 2017
Com mais 26 mortes durante a rebelião na Penitenciária Estadual Alcaçuz, no Rio Grande do Norte, o número de assassinatos em presídios pelo país chega a 134 casos nas primeiras duas semanas do ano. As mortes já equivalem a mais de 36% do total registrado em todo ano passado. Em 2016, foram ao menos 372 assassinatos - média de uma morte a cada dia nas penitenciárias do país.
O Estado do Amazonas lidera o número de mortes em presídios com 67 assassinatos, seguido por Roraima (33). No dia 1° de janeiro, um massacre no Complexo Penitenciário Anísio Jobim (Compaj) deixou deixa 56 mortos em Manaus (AM), após motim que durou 17 horas. No dia seguinte, mais quatro detentos morrem na Unidade Prisional de Puraquequara (UPP), também em Manaus.
Disponível em: http://www.correio24horas.com.br/detalhe/brasil/noticia/numero-de-mortos-em-presidios-brasileiroschega-a-134-em-2017/?cHash=f9072cd60180fa310a2d75fd83f1cfc1 Acesso em: 28 junho 2017 (fragmento)
TEXTO III
Disponível em: https://www.nexojornal.com.br/grafico/2017/01/04/Lota%C3%A7%C 3%A3o-de-pres%C3%ADdios-e-taxa-de-encarceramento-aqui-e-nomundo Acesso em 28 junho 2017
PROPOSTA DE REDAÇÃO
A partir da leitura dos textos motivadores e com base nos conhecimentos construídos ao longo de sua formação, redija texto dissertativo-argumentativo em modalidade escrita formal da língua portuguesa sobre o tema “A reabilitação no sistema carcerário brasileiro”, apresentando proposta de intervenção que respeite os direitos humanos. Selecione, organize e relacione, de forma coerente e coesa, argumentos e fatos para defesa de seu ponto de vista.
INSTRUÇÕES PARA A REDAÇÃO
· A redação que apresentar cópia dos textos da Proposta de Redação terá o número de linhas copiadas desconsiderado para efeito de correção.
Receberá nota zero, em qualquer das situações expressas a seguir, a redação que:
· Tiver até 7 (sete) linhas escritas, sendo considerada “texto insuficiente”.
· Fugir ao tema ou que não atender ao tipo dissertativo-argumentativo.
· Apresentar proposta de intervenção que desrespeite os direitos humanos.
· Apresentar parte do texto deliberadamente desconectada do tema proposto.
*Proposta criada por @lumaeponto.