TEXTO I
Entenda o que é bitcoin
A bitcoin é uma moeda, assim como o real ou o dólar, mas bem diferente dos exemplos citados. Ela não existe fisicamente, é totalmente virtual. Ela é produzida de forma descentralizada por milhares de computadores, mantidos por pessoas que “emprestam” a capacidade de suas máquinas para criar bitcoins e registrar todas as transações feitas. No processo de nascimento de uma bitcoin, chamado de “mineração”, os computadores conectados à rede competem entre si na resolução de problemas matemáticos. Quem ganha, recebe um bloco da moeda. Com bitcoins, é possível contratar serviços ou adquirir coisas no mundo todo. O número de empresas que a aceitam ainda é pequeno, mas vários países, como a Rússia se movimentam no sentido de “regular” a moeda. No ano passado, o interesse pela bitcoin explodiu e a moeda passou a ser um dos investimentos mais comentados do planeta. Em 2017, a moeda digital valorizou 1400% e atingiu a maior cotação da história: 19,3 mil dólares.
Adaptado de: https://exame.abril.com.br/mercados/entenda-o-que-e-bitcoin/
TEXTO II
Porque comprar bitcoin?
Comprar bitcoins tem muitas vantagens envolvidas. A primeira delas é a liberdade de pagamento: com os bitcoins, você pode receber ou enviar qualquer quantidade de dinheiro para qualquer lugar do mundo a qualquer hora. Tudo instantaneamente, sem horários ou qualquer limite. Assim, você tem controle total do seu dinheiro. Outra vantagem é que os pagamentos com Bitcoin são isentos de taxas. Você pode incluir uma taxa na transação se quiser receber atendimento mais rápido, mas no geral não é necessário. A terceira vantagem é a segurança: as transações com bitcoins são seguras e não possuem nenhuma informação pessoal do cliente. Assim, você evita perdas por fraude. A quarta vantagem é que todas as informações relacionadas ao bitcoin estão disponíveis na blockchain para você checar quando quiser. Ou seja, é tudo feito de forma muito transparente - ninguém pode manipular o protocolo do bitcoin, porque o sistema é seguro e criptografado.
Fonte: https://www.melhorcambio.com/bitcoin
TEXTO III
Paul Krugman: Bitcoin é bolha e terminará em desastre
O economista Paul Krugman, prêmio Nobel de Economia em 2008, fez críticas à moeda virtual Bitcoin. Segundo ele, o Bitcoin é uma gigantesca bolha que terminará em desastre.
"Mas é uma bolha envolta em misticismo tecnológico, que cresceu dentro de um casulo de ideologia libertária. E remover o invólucro desse casulo nos ensina alguma coisa sobre os tempos em que vivemos", diz ele.
Segundo Krugman, o bitcoin não tem valor intrínseco, como o dólar, que é lastreado em ouro. "Combine a isso a falta de conexão com a realidade e a extensão muito limitada na qual a criptomoeda é usada para qualquer coisa, e você terá um ativo cujo preço é quase puramente especulativo. O bitcoin perdeu quase 40% de seu valor nas últimas seis semanas; se ele fosse uma moeda de verdade, a queda equivaleria a uma taxa anual de inflação de 8.000%", afirma.
"E a falta de vínculo entre o bitcoin e a realidade também o expõe a manipulações de mercado. Em 2013, as atividades fraudulentas de um único operador resultaram em alta de 700% no preço do bitcoin. Quem está conduzindo a alta atual? Ninguém sabe. Alguns observadores acreditam que a Coreia do Norte possa estar envolvida", diz ele.
Fonte: https://www.brasil247.com/pt/247/economia/339662/Paul-Krugman-Bitcoin-%C3%A9-bolha-e-terminar%C3%A1-em-desastre.htm
PROPOSTA DE REDAÇÃO
Instruções:
1. O rascunho da redação deve ser feito no espaço apropriado.
2. O texto definitivo deve ser escrito à tinta, na folha própria, em até 30 linhas.
3. A redação que apresentar cópia dos textos da Proposta de Redação ou do Caderno de Questões terá o número de linhas copiadas desconsiderado para efeito de correção.