TEXTO I
Lápis, papel, quadro, giz. Ensinar, hoje em dia, inclui muitos outros elementos além desses. As mudanças, por sinal, estão relacionadas a transformações que permeiam toda a sociedade. Assim, a escola do futuro é voltada para inovações como o uso de recursos tecnológicos e uma maior interatividade da instituição com as famílias dos alunos. A escola do futuro não está mais limitada apenas ao espaço da sala de aula. Da mesma maneira, o educador já não é mais a única referência de ensino e conhecimento — nem mesmo é considerado a fonte máxima do saber. Atualmente, a escola educa para a vida.O estudante hoje consegue, com alguns cliques, realizar pesquisas, esclarecer dúvidas ou mesmo descobrir novos universos assistindo a documentários até pelo celular. Se, em um passado não muito distante, o ritmo da transformação histórica não era tão acelerado, hoje a narrativa está em constante metamorfose.
Disponível em: https://catracalivre.com.br/educacao/escola-do-futuro-faz-uso-intenso-de-tecnologia-e-envolve-familias/
TEXTO II
A relevância do mundo digital, e a vontade de estimular ambientes inclusivos de aprendizagem, merecem atenção da UNESCO, organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura. O caso do Colégio Monte Flor, em Carnaxide, Portugal, é analisado e mostrado com uma referência pela UNESCO, que está atenta a práticas e modelos bem-sucedidos nas escolas, bem como na partilha desses exemplos.
Os alunos podem adquirir conhecimentos em qualquer lugar e o colégio sabe disso. Nesse sentido, as crianças têm oportunidade de explorar o conteúdo de cada currículo através da Escola Virtual, uma plataforma de recursos digitais com matérias das várias disciplinas. Os alunos são encorajados a explorarem sozinhos a ferramenta, mas há um professor responsável por monitorizar e avaliar o progresso de cada um.
Disponível em: https://www.educare.pt/noticias/noticia/ver/?id=152510&langid=1
TEXTO III
Ampla variedade de recursos
A escola (Colégio Monte Flor, em Carnaxide, Portugal) tem rede sem fios, ligação segura por login aberta a todos os utilizadores. Cada aluno, do 1.º ao 4.º ano, tem um dispositivo pessoal que é usado em projetos, atividades e várias tarefas. Cada sala de aula do pré-escolar tem um computador e um quadro interativo. Cada aula tem um caderno digital e as lições e os conteúdos são enviados para o bloco de notas da turma. Professores e alunos criam os seus próprios recursos - textos, vídeos, músicas, jogos, apresentações, ideias, mapas mentais - que estão disponíveis em qualquer lugar, a qualquer hora.
Nos últimos três anos, 63 alunos estiveram envolvidos em atividades de codificação com Kodu e Lego Mindstorms e, desde 2015, mais de 150 participaram no Dia da Internet Segura. Este ano, vários alunos estiveram em várias empresas e instituições, nomeadamente no Ministério da Justiça e na Siemens, a sublinhar quão importante é a alfabetização digital e a segurança no mundo da net. O colégio tem ainda um laboratório de aprendizagem com nove computadores, um Playstation, uma televisão, um projetor de alta definição na parede e um quadro interativo.
Os alunos do Colégio Monte Flor têm vindo a ganhar prémios nas áreas de Ciências, Matemática, Português, Desenho, Desporto.
O modelo do uso das novas tecnologias, como uma poderosa ferramenta para a aprendizagem no século XXI, está consolidado.
Disponível em: https://www.educare.pt/noticias/noticia/ver/?id=152510&langid=1
PROPOSTA DE REDAÇÃO
A partir da leitura dos textos motivadores e com base nos conhecimentos construídos ao longo de sua formação, redija texto dissertativo-argumentativo em modalidade escrita formal da língua portuguesa sobre o tema A importância do uso de tecnologias no cenário escolar, apresentando proposta de intervenção que respeite os direitos humanos. Selecione, organize e relacione, de forma coerente e coesa, argumentos e fatos para defesa de seu ponto de vista.