TEXTO I
A importância do Esporte
Dá-se o nome de esporte às atividades físicas realizadas por pessoas que se submetem a regulamentos e participam de competições. A prática de esportes beneficia grandiosamente as pessoas e até mesmo a sociedade, pois reduz a probabilidade de aparecimento de doenças, contribui para a formação física e psíquica além de desenvolver e melhorar tais formações. Na adolescência, as pessoas são influenciadas pelo consumismo, problemas psicológicos, hábitos prejudiciais e outros que também influenciam as demais faixas etárias, gerando conflitos internos que desviam valores e aprendizagens antes obtidos. É neste processo que o esporte mostra sua grande contribuição à sociedade.
Cada esporte possui suas particularidades que envolvem as pessoas e as fazem optar por qual praticar. Os esportes influenciam no desenvolvimento saudável dessas e as distanciam da mentalidade distorcida que hoje se prega no mundo, e ainda faz com que as pessoas se distanciem da criminalidade que está presente em todos os locais de forma bastante organizada e sedutora. Existem inúmeras instituições sem fins lucrativos que criam centros de esportes em áreas de baixa renda a fim de focar a atenção dos jovens e adolescentes e ainda distanciá-los da marginalidade e das criminalidades existentes no mundo. O crime organizado existe como organização estruturada e presente em todos os lugares, como sentinelas buscando novas vidas, o esporte tem a importante e difícil missão de mostrar que nem sempre o caminho mais fácil é o correto.
Disponível em: https://www.portaleducacao.com.br/conteudo/artigos/educacao-fisica/a-importancia-do-esporte/6416
TEXTO II
Opinião por gênero
TEXTO III
Revelações do futebol brasileiro nos lembram da força do esporte: de transformar vidas
Três anos atrás, Patrick de Paula disputava a Taça das Favelas, um projeto criado na região de Santa Margarida, zona oeste do Rio de Janeiro. Hoje, o volante tem contrato com o Palmeiras até 2024 e, segundo se noticia, atraiu recentemente o interesse do Benfica, de Portugal. Isso já seria um grande feito, mas importante mesmo é que, aos 21 anos – ele fez aniversário na última terça-feira, dia 8 de setembro –, a revelação palmeirense tem agora uma perspectiva de futuro muito diferente da de quando disputava torneios amadores por times como Cara Virada e Mamaô.
Histórias como a de Patrick de Paula mostram como a inclusão social pode transformar a vida de um menino, de uma família, de jovens de todo o país. O poder do esporte de mudar as coisas para melhor é, com certeza, muito mais importante que qualquer título.
Disponível em: https://globoesporte.globo.com/blogs/de-peito-aberto-por-casagrande/post/2020/09/10/quatro-revelacoes-do-futebol-brasileiro-nos-lembram-da-forca-do-esporte-de-transformar-vidas.ghtml