TEXTO I
Xenofobia
A palavra xenofobia surgiu da junção de duas palavras do idioma grego: xénos (estrangeiro, estranho) e phóbos (medo). Significa, portanto, “medo do diferente” ou “medo do estrangeiro”. No sentido clássico da palavra, o seu significado foi muito utilizado para retratar a aversão que pessoas podem sentir de um grupo estrangeiro, mas também pode ser empregado para a aversão contra pessoas do mesmo país, mas que são consideradas forasteiras.
Disponível em: http://brasilescola.uol.com.br/doencas/xenofobia.htm Acesso em 12 julho 2017 (fragmentado)
TEXTO II
Para fugir da guerra, refugiados enfrentam desemprego e xenofobia
Deixar a terra natal para fugir de conflitos ou de perseguições. Essa é a condição que torna um cidadão de qualquer parte do mundo em um refugiado. Quem enfrenta essas questões e decide encarar deslocamento também se vê diante do desafio de se adaptar aos modos de vida na nova casa. O refugiado sírio Amr Houdaifa, jornalista e advogado por formação, está no Brasil há dois anos e precisou improvisar uma atuação no ramo da panificação e da culinária típica de seu país.
Ele e o irmão têm uma fábrica de pães em Curitiba (PR) que vem dando conta do sustento, mas ele mantém o foco de atuar novamente na área da comunicação. “Quero voltar à época da caneta e da câmera”, diz Houdaifa, que enfrenta a restrição do mercado brasileiro, principalmente por conta do idioma, embora já se comunique muito bem.
Disponível em: http://www.cartamaior.com.br/?/Editoria/Direitos-Humanos/Para-fugir-da-guerra-refugiados-enfrentam-desemprego-e-xenofobia/5/38321 Acesso em 12 julho 2017 (fragmentado)
TEXTO III
Palestinos são presos após conflito com grupo anti-imigração em SP
Seis pessoas foram presas, entre elas, palestinos, na noite desta terça-feira (2) após protestarem contra um ato dos movimentos Direita São Paulo e Juntos pelo Brasil na Avenida Paulista. Os grupos de direita faziam uma manifestação contra a Lei de Migração, aprovada no Senado. Cerca de oito pessoas ficaram feridas.
Entre os presos, que vão responder por explosão, lesão corporal, associação criminosa e resistência, está o palestino Hasan Zarif, proprietário do bar Al Janiah, no Centro de São Paulo, e líder do movimento Palestina para Tod@s. [...]
O movimento Direita São Paulo, por sua vez, alega que foi atacado enquanto protestava na Avenida Paulista. O ato gritava contra a 'islamização do Brasil" e os manifestantes seguravam faixas escritas "Aloysio Nunes [ministro das Relações Exteriores] traidor" e pediam pela "soberania".
Disponível em: http://g1.globo.com/sao-paulo/noticia/palestinos-sao-presos-apos-conflito-contra-direita-anti-imigracao-em-sp.ghtml Acesso em 12 julho 2017 (fragmentado)
PROPOSTA DE REDAÇÃO
A partir da leitura dos textos motivadores e com base nos conhecimentos construídos ao longo de sua formação, redija texto dissertativo-argumentativo em modalidade escrita formal da língua portuguesa sobre o tema “Desafios para combater a xenofobia no Brasil” apresentando proposta de intervenção que respeite os direitos humanos. Selecione, organize e relacione, de forma coerente e coesa, argumentos e fatos para defesa de seu ponto de vista.
INSTRUÇÕES PARA A REDAÇÃO
· A redação que apresentar cópia dos textos da Proposta de Redação terá o número de linhas copiadas desconsiderado para efeito de correção.
Receberá nota zero, em qualquer das situações expressas a seguir, a redação que:
· Tiver até 7 (sete) linhas escritas, sendo considerada “texto insuficiente”.
· Fugir ao tema ou que não atender ao tipo dissertativo-argumentativo.
· Apresentar proposta de intervenção que desrespeite os direitos humanos.
· Apresentar parte do texto deliberadamente desconectada do tema proposto.
*Proposta criada por @lumaeponto.