TEXTO I
"Art. 5º - Todos são iguais perante a lei, sem distinção de qualquer natureza, garantindo-se aos brasileiros e aos estrangeiros residentes no País a inviolabilidade do direito à vida, à liberdade, à igualdade, à segurança e à propriedade."
Fonte: Constituição Federal, Art. 5º, 1988
TEXTO II
Fonte: https://medium.com/@rodeildoclemente/voc%C3%AA-%C3%A9-gay-saiba-o-que-os-pol%C3%ADticos-da-para%C3%ADba-pensam-sobre-os-direitos-civis-homoafetivos-f36dedc8d3ad
TEXTO III
Em 1988, a promulgação da chamada Constituição Cidadã classificou o Brasil como um Estado Democrático de Direito. A partir de então, tinha–se como objetivo assegurar “o bem-estar, o desenvolvimento, a igualdade e a justiça como valores supremos de uma sociedade fraterna, pluralista e sem preconceitos” para todos os cidadãos. Aqui reside o paradoxo da realidade brasileira, pois o Estado Democrático de Direito criou uma enorme expectativa com relação à promoção, aplicação e extensão dos direitos humanos, condições indispensáveis para o exercício da plena cidadania. Todavia, revelou-se, na prática, uma garantia de direitos seletiva, com grupos visivelmente excluídos ou em situações evidentes de vulnerabilidade – marcados pelo descaso, ilegalidade e arbítrio –, como é o caso dos homossexuais.
Fonte: Pragmatismo Político, 18/04/2016
PROPOSTA DE REDAÇÃO
A partir da leitura dos textos motivadores e com base nos conhecimentos construídos ao longo de sua formação, redija um texto dissertativo-argumentativo em modalidade escrita formal da língua portuguesa sobre o tema "A necessidade de luta por igualdade mesmo em sociedade democráticas", apresentando proposta de intervenção que respeite os direitos humanos. Selecione, organize e relacione, de forma coerente e coesa, argumentos e fatos para defesa de seu ponto de vista.
Comentário: Diante de um sistema (social, governamental, cultural e etc.) corrupto e preconceituoso, a grande questão que entra em jogo aqui é a contradição presente em sistemas democráticos que não têm como valor a igualdade, uma vez que nem todos têm os mesmos direitos (como as pessoas LGBTs, imigrantes, negras, entre outros grupos). A partir desse cenário, parece, para você, que a democracia em que vivemos é de fato democrática (assegura os mesmos direitos e deveres a todos)? Ou ela ainda mantém uns poucos privilegiados? Defina seu ponto de vista e não esqueça de apresentar possibilidades de resolução para essa questão como não somente a conscientização da população contra o preconceito, mas também o desenvolvimento de políticas públicas nacionais que assegurem direitos e deveres iguais a todos os cidadãos.
Instruções:
1. O rascunho da redação deve ser feito no espaço apropriado.
2. O texto definitivo deve ser escrito a tinta, na folha definitiva, em até 30 linhas.
3. A redação que apresentar cópia dos textos da Proposta de Redação terá o número de linhas copiadas desconsiderado para efeito de correção.