TEXTOS MOTIVADORES
TEXTO I
A alimentação é um hábito diário, mas cuja importância cai facilmente no esquecimento; nos alimentamos de 3 a 5 vezes por dia, e o que ingerimos interfere diretamente em nosso condicionamento físico. Todavia, nem sempre temos tempo ou condições financeiras para escolher a melhor refeição. Bela Gil, nutricionista e apresentadora de um programa culinário na TV, defende a alimentação como ferramenta política. Em maio de 2015, ela criticou a cultura da porcaria e declarou que sua filha adora comer batata doce e banana da terra, ingredientes que compõem a merenda da menina juntamente com água. Em seu blog, Bela Gil postou o seguinte: “Fico contente em ver muitas pessoas apoiando uma alimentação saudável e consciente. Ao mesmo tempo entendo algumas pessoas criticarem a marmita da minha filha, pois acredito que elas não enxergam a alimentação como uma ferramenta política, econômica, social, ambiental e de saúde. Eu acredito que podemos mudar o mundo através da alimentação e são esses valores que quero passar para a minha filha no dia a dia. Tem gente que escolhe a música, tem gente que prefere a política, outros preferem o esporte, a pintura ou os livros para lutar por um mundo melhor. No meu caso, escolhi a comida!!! Coloco banana da terra e batata doce na lancheira da minha filha primeiramente porque ela GOSTA. Os outros motivos são diversos, porém complementares.”
Fonte: http://www.belagil.com/blog/2015/5/27/merenda-escolar-no-exceo
TEXTO II
Fonte: http://saopaulotimes.com.br/sp/wp-content/uploads/2014/09/Sig-e-Freud-109.png
Disponível em: https://piseagrama.org/comer-ato-politico/
PROPOSTA DE REDAÇÃO
A partir da leitura dos textos motivadores e com base nos conhecimentos construídos ao longo de sua formação, redija um texto dissertativo-argumentativo em modalidade escrita formal da língua portuguesa sobre o tema "Alimentação como atitude política", apresentando proposta de intervenção que respeite os direitos humanos. Selecione, organize e relacione, de forma coerente e coesa, argumentos e fatos para defesa de seu ponto de vista.
Comentário do professor(a): entendendo a alimentação como uma atitude política, você pode partir de exemplos do seu cotidiano para construir a sua argumentação. Pense: você e sua família têm refeições juntos? Vocês cozinham em casa ou compram congelados? Vocês comem em casa ou em restaurantes fast foods? Se você e sua família tendem a ter refeições rápidas e tem o hábito de consumir muitos alimentos pré-prontos e congelados, podemos pensar que esses são hábitos específicos do nosso tempo e que estão relacionados ao nosso modelo de organização econômico e social, certo? Esses podem ser alguns de seus argumentos. Procure pensar, também, em alternativas a esse sistema e sobre a necessidade de conscientização da população a respeito dos malefícios que tais hábitos podem trazer à saúde.