TEXTOS MOTIVADORES
TEXTO I
Os animais não-humanos não são objetos, são seres sencientes como nós. Ou seja, eles têm consciência do que vivem e são capazes de experimentar sensações e emoções. E possuem interesses básicos semelhantes aos nossos. Por isso, não é difícil concluir que a exploração de animais seja uma forma de injustiça tão desprezível quanto a exploração de seres humanos.
Porcos, vacas, galinhas, perus, peixes, coelhos, cabritos e todos os outros animais são capazes de sentir fome, frio, dor, medo e angústia. Da mesma forma que não desejamos infligir essas sensações a um humano, devemos ser coerentes e prestar igual consideração para outros animais.
Não se trata de nos preocuparmos com o modo como esses animais são explorados: se são bem ou mal tratados, se o manejo é truculento ou suave, se a alimentação que eles recebem é mais ou menos balanceada, se eles têm ou não espaço suficiente. Trata-se de questionar se eles deveriam ser explorados sob qualquer forma e para qualquer fim que seja, pois eles prezam pela sua vida e liberdade tanto quanto qualquer um de nós.
Aqueles que defendem que teríamos o direito de explorar animais geralmente lançam mão dos mesmos argumentos que já foram um dia utilizados para tentar justificar a exploração de seres humanos com base na sua cor de pele, sua etnia ou religião. Os animais não-humanos são sistematicamente escravizados e explorados por membros da nossa espécie, subjugados pelo simples fato de terem nascido em uma espécie diferente da nossa (especismo).
*Senciência é a capacidade dos seres de sentir sensações e sentimentos de forma consciente.
Disponível em: http://www.questaoanimal.org/os-animais.html
TEXTO III
Fonte: https://animalequality.org.br/problemas/carne/
PROPOSTA DE REDAÇÃO
A partir da leitura dos textos motivadores e com base nos conhecimentos construídos ao longo de sua formação, redija um texto dissertativo-argumentativo em modalidade escrita formal da língua portuguesa sobre o tema "Animais como objeto de consumo", apresentando proposta de intervenção que respeite os direitos humanos. Selecione, organize e relacione, de forma coerente e coesa, argumentos e fatos para defesa de seu ponto de vista.
Comentário: A partir do tema "Animais como objetos de consumo", pode-se dizer que o eixo sobre o qual o tema pode ser desenvolvido é o da questão ética da diferença entre a vida animal e a vida humana. Perceba que para esse dilema existem duas possibilidade argumentativas: 1) Embora o homem também seja um animal, apenas ele foi capaz de submeter a si todos os outros animais; 2) A exploração do homem sobre o animal é uma banalização da vida. Você vê diferenças entre ambos? Qual dois dois parece ter mais relação com o que você acredita? Perceba também que podem haver diferentes respostas a essa questão de acordo com diferentes grupos sociais.