Olá, estudante! Por favor, não envie textos para este tema, porque ele será desativado em breve. Logo você vai poder conferir os novos temas que acrescentaremos à plataforma. Eles estão de acordo com o padrão ENEM atual e foram feitos com muito carinho para melhorar a sua produção de redação. 😄
Crise política/econômica
Crise é um termo tão utilizado com referência ao Brasil que mais parece seu sobrenome - se o país tivesse um. Se fala no “Brasil em crise” pra lá, se reclama do “Brasil em crise” pra cá, mas de que crise estamos falando exatamente? Todos concordam que o país está passando por uma crise, mas quando o assunto é sua causa, as opiniões podem ser bastante divergentes.
Em reportagem intitulada Por que o Brasil Parou?, de agosto de 2015, o jornal Estadão faz menção a cinco frentes que explicariam a situação de crise vivida no país.
Leia atentamente os trechos a seguir extraídos da reportagem.
TEXTO I
Por que o Brasil Parou?
Em 2015, o País enfrenta a sua pior crise desde 1990. Série com cinco capítulos explica os motivos que levaram a economia a entrar em recessão:
INDÚSTRIA - Crise na indústria se aprofunda e dificulta retomada da economia
Queda do investimento e perda de competitividade, somadas à desaceleração da economia mundial, fizeram a produção do setor voltar ao nível de 2009; desvalorização do câmbio pode ajudar na retomada, mas reformas são essenciais.
COMMODITIES - China desacelera e põe fim à bonança das commodities
Brasil se acomodou com os fortes ganhos das vendas de matérias-primas e deixou a indústria em segundo plano; agora, sofre com uma pauta de exportações limitada e com a dependência do gigante asiático.
CONFIANÇA - Em cinco anos, Brasil vai da euforia ao pessimismo
Falta de confiança e a Operação Lava Jato alimentam as crises econômica e política e tornam mais difícil a retomada do crescimento.
AJUSTE - Ajuste fiscal reduz investimento público e tira ainda mais fôlego da economia
Política dos últimos anos agravou problemas estruturais das contas públicas e agora obriga o governo a cortar gastos e elevar impostos em meio à recessão.
EMPREGO - Desemprego chega ao setor de serviços e mercado de trabalho se deteriora
Retração do consumo impacta diretamente o segmento [setor de serviços], que era o único que sustentava o emprego aquecido em meio à crise.
Adaptado de: http://infograficos.estadao.com.br/economia/por-que-o-brasil-parou/
PROPOSTA DE REDAÇÃO
Com base no textos de apoios, redija seu texto de caráter dissertativo-argumentativo sobre a "Crise político-econômica no Brasil". Opte pela abordagem que mais lhe convém e aponte causas, impactos e possíveis saídas para a crise. Procure deixar seu posicionamento claro ao longo do texto e selecione argumentos pertinentes a essa discussão para dar consistência a seu texto.
Comentário: Da virada do milênio até hoje o cenário político/econômico brasileiro em muito se alterou. Se a partir dos anos 2000 grande parcela da população ascendeu socialmente devido à ampliação do seu poder de consumo, a partir da segunda década desse século muitos já começavam a sentir os efeitos do esgaçamento da economia, como certa elevação do nível de desemprego que, somado ao cenário político negativo, em muito construído pelas mídias de massa, causaram o processo de impeachment da presidenta Dilma Rousseff, sendo esse um dos maiores impactos dessa crise. A partir desse cenário, posicione-se: Quais setores são responsáveis por essa crise? Quais setores ela mais afeta? Parece a melhor opção para resolver essa situação o impeachment da presidenta? E depois? Quais seriam/são as melhores formas de erradicar ou mesmo amenizar os efeitos dessa crise sobre a população?