TEXTOS MOTIVADORES
TEXTO I
O que é fundamentalismo?
Por Redação Super
Adriana Küchler
Fundamentalismo é o termo usado para se referir à crença na interpretação literal dos livros sagrados. Fundamentalistas são encontrados entre religiosos diversos e pregam que os dogmas de seus livros sagrados sejam seguidos à risca.
O termo surgiu no começo do século 20 nos EUA, quando protestantes determinaram que a fé cristã exigia acreditar em tudo que está escrito na Bíblia. Mas o fundamentalismo só começou a preocupar o mundo em 1979, quando a Revolução Islâmica transformou o Irã num Estado teocrático e obrigou o país a um retrocesso aos olhos do Ocidente: mulheres foram obrigadas a cobrir o rosto e festas, proibidas. “Para quem aprecia as conquistas da modernidade, não é fácil entender a angústia que elas causam nos fundamentalistas religiosos”, escreveu Karen Armstrong no livro Em Nome de Deus: o Fundamentalismo no Judaísmo, no Cristianismo e no Islamismo.
Fonte: http://super.abril.com.br/historia/o-que-e-fundamentalismo
TEXTO II
Disponível em: https://www.bocamaldita.com/o-fundamentalismo-religioso-por-maringoni/
TEXTO III
Fundamentalismo religioso: quando a fé se torna intolerante
O fundamentalista defende agressivamente sua verdade de fé cristalizada e imutável, fechada em sua própria auto interpretação doutrinária
Há pouco tempo dissertei sobre a questão dos direitos humanos e das suas relações com os aspectos religiosos, demonstrando a grande importância que as religiões possuem no que tange à promoção e salvaguarda da integridade física, mental e emocional do ser humano. Mas quando se trata de falar do indivíduo que desrespeita os valores religiosos do outro, alegando que a verdade de sua crença é superior e dominante, temos aí não só um ataque ao direito individual de liberdade de fé, mas a abertura a problemas mais complexos, como violência, discriminação, bulliyng e até conflitos armados. A este processo chamamos de fundamentalismo religioso.
O fundamentalismo existe em praticamente todas as expressões religiosas da humanidade, mas não é um fenômeno causado pela instituição religiosa em si, mas sim pelo fiel. Ele está diretamente ligado a interpretação equivocada dos livros sagrados e das verdades da fé por parte dos indivíduos que praticam a religião, mais do que aos ensinamentos da própria religião. O fundamentalismo se encontra escrito na experiência do próprio fiel, que não consegue dialogar com outras formas de pensar, dentro ou fora do seu contexto religioso e, por isso, defende agressivamente sua verdade de fé cristalizada e imutável, fechada em sua própria auto interpretação doutrinária.
Fonte: https://domtotal.com/noticia/1223083/2018/01/fundamentalismo-religioso-quando-a-fe-se-torna-intolerante/
PROPOSTA DE REDAÇÃO
A partir da leitura dos textos motivadores e com base nos conhecimentos construídos ao longo de sua formação, redija um texto dissertativo-argumentativo em modalidade escrita formal da língua portuguesa sobre o tema "Os impactos do fundamentalismo religioso na sociedade", apresentando proposta de intervenção que respeite os direitos humanos. Selecione, organize e relacione, de forma coerente e coesa, argumentos e fatos para defesa de seu ponto de vista.
Comentário do professor(a): embora exista a máxima de que “religião não se discute”, a partir do crescente número de fundamentalistas religiosos que não apenas reivindicam para suas vidas os ensinamentos bíblicos de forma literal, mas também influenciam em politicas públicas de forma geral, torna-se cada vez mais necessária e urgente essa discussão. Nesse cenário, portanto, deve-se levar em consideração, antes de mais nada, a influência social indireta desses discursos de ódio, como o menosprezo e a inferiorização de determinados grupos sociais, e seus efeitos mais diretos, como a legitimação de violências físicas. Além disso, deve-se considerar também a influência de grupos fundamentalistas, que não consideram a igualdade como premissa aos direitos legais, mas sim os valores literais do texto bíblico, no desenvolvimento de políticas públicas (ou sua influência para barrar determinados projetos) mesmo que o Estado seja laico. Muito o que pensar!
Instruções:
1. O rascunho da redação deve ser feito no espaço apropriado.
2. O texto definitivo deve ser escrito à tinta, na folha própria, em até 30 linhas.
3. A redação que apresentar cópia dos textos da Proposta de Redação terá o número de linhas copiadas desconsiderado para efeito de correção.