"Falta de tempo"
Você já teve vontade de que o dia tivesse mais de 24 horas ou de que a semana tivesse um dia a mais? Temos aplicativos, máquinas e pilhas de invenções que deveriam nos auxiliar a ganhar tempo, mas ele parece ficar cada vez mais curto. Será que o tempo é curto ou nós é que acabamos assumindo cada vez mais tarefas? Por que tanta pressa? Aonde queremos chegar, afinal, com tanta correria? Há algumas décadas era impensável conectar-se com tanta facilidade à internet; hoje em dia, um simples salvando…, baixando…, carregando… ou conectando… vindo do aparelho que se está operando pode levar uma pessoa à loucura.
Caetano Veloso compôs Oração ao Tempo, e Gilberto Gil, Tempo Rei. Você vai redigir sua dissertação argumentativa sobre a "Falta de tempo", que tem sido preocupação de estudantes e trabalhadores das mais diferentes áreas.
Considere, além das questões apontadas, como se dá nossa relação com o tempo e de que forma podemos administrá-lo melhor para sofrermos menos com a falta de tempo. Você pode se valer de suas próprias experiências para embasar sua argumentação.
Comentário
A falta de tempo é um dos maiores problemas do século XXI. É por causa da falta de tempo que convivemos/visitamos/conversamos menos com quem amamos, que nos alimentamos mal, que não conseguimos fazer atividades físicas, que perdemos diversos momentos significativos tanto das nossas vidas quanto das vidas dos que amamos. A partir desse cenário, podemos indicar o mau uso da internet e redes sociais talvez como um dos maiores violões dessa história, pois ficamos conectados muito tempo do nosso dia no lugar de aproveitar para realizar ações realmente significativas para as nossas vidas. Além disso, nossa relação com o nosso trabalho passou de algo prazeroso para algo desgastante. Nos tornamos workaholics para tentar comprovar constantemente dentro de um sistema meritocrático e quase desumano de exploração que somos os melhores, que podemos sempre render mais do que os outros. Podemos também indicar a possibilidade de inserção de diversas camadas da população em cursos de graduação e pós-graduação tanto em universidade públicas e privadas, ou seja, além da vida social (real e virtual) e o mercado de trabalho, muitas vezes, precisamos gerenciar separar um pouco do nosso tempo também para os estudos. Assim, a partir desse cenário, pense em possibilidades de inverter ou amenizar esses efeitos na vida e, principalmente, na saúde das pessoas. Sabemos que é um dos pontos mais importantes para a resolução dessa questão é a tomada de consciência, no entanto, indique detalhadamente os responsáveis pela conscientização da população e elaboração, por exemplo, de políticas públicas de educação e de trabalho que assegurem qualidade de vida aos trabalhadores e estudantes.