TEXTOS MOTIVADORES
TEXTO I
Na política, o significado estrito de polarização é simplesmente a divisão de uma sociedade em dois polos a respeito de um determinado tema. Porém, essa palavra tem sido usada de um modo mais negativo: polarização é como chamamos a disputa entre dois grupos que não dialogam entre si, que se fecham em suas convicções e não estão dispostos ao diálogo. [...]
Por que a polarização é um problema na democracia?
Por meio da democracia, não seria necessário usar a força para chegar ao poder: a disputa não aconteceria por meio da violência, mas pela discussão de ideias e apresentação de propostas para melhorar a vida de todos. Quem convencesse mais cidadãos e conseguisse mais votos chegaria aos postos de comando.
Não é à toa que a democracia vai muito além do voto. Como apontam Steven Levitsky e Daniel Ziblatt no best-seller “Como as democracias morrem”, ela requer respeito a regras comuns, reconhecimento da legitimidade dos adversários (ou seja, tratá-los como competidores legítimos dentro de uma disputa igualitária), tolerância e diálogo.
O excesso de polarização compromete todos esses quesitos. Em uma sociedade concentrada em dois lados radicalizados, adversários são vistos como inimigos, o diálogo não é incentivado – ou mesmo é condenado – e transgredir as regras parece justificável.
Quem procura se manter fora desses dois grupos, apresentando outras visões e ideias, ou mesmo quem defende que ambos os lados têm suas falhas e virtudes, é tratado como “isentão”. As alternativas que fogem às duas apresentadas acabam sendo invalidadas.
Luiz Andreassa. O que é polarização e por que é prejudicial à democracia? Politize! 30.07.2020. Disponível em: https://www.politize.com.br/o-que-e-polarizacao/?https://www.politize.com.br/&gclid=CjwKCAiA9vOABhBfEiwATCi7GL4nhDwuK5TrjolX7ZSqgUD2hgnlNWyQ8wxHtJjPq7efFZXfjOFAfxoCbXUQAvD_BwE. Acesso em 12.02.2021.
TEXTO II
A origem da polarização política no Brasil está encastelada na separação entre petismo e antipetismo:

André Bello. Origem, causas e consequências da polarização política, explica André Bello. Poder 360. 01.08.2019. Disponível em: https://www.poder360.com.br/opiniao/governo/origem-causas-e-consequencias-da-polarizacao-politica-explica-andre-bello/. Acesso em 12.02.2021.
TEXTO III
O professor Leonardo Barreto, doutor em ciência política, afirma que a polarização é um processo comum em sistemas democráticos. Para ele, o real problema é a radicalização das ideologias. Ele explica que esse fenômeno ocorre quando as elites políticas se fragmentam. “Este é um sintoma que leva a sociedade a impasses que muitas vezes são resolvidos com o uso da força, como no golpe de 1964 – que encerrou um período de radicalização”, diz.
Já para o cientista político André de Carvalho, o Brasil não vive uma polarização ideológica e sim afetiva. “Tem a ver com a rejeição a determinados líderes e não necessariamente as posições ideológicas deles ou com o partido do qual fazem parte. As atuais lideranças do Brasil que são responsáveis por polarizar o país”, defende.
Uma pesquisa da Universidade de Vanderbilt (EUA), que estuda a opinião pública latino-americana, mostrou que em 2017, um ano antes da eleição no Brasil, o número de eleitores que rejeitavam todos os principais partidos cresceu significamente. “Existiam eleitores que rejeitavam fortemente o PT, mas também eleitores que rejeitavam fortemente o PSDB e o MDB. O sentimento não é antipetista, é anti sistema, os eleitores na verdade rejeitam todos os partidos”, complementou André. [...]
A pandemia é diretamente influenciada pelo cenário político do país, segundo Leonardo Barreto. “As autoridades públicas não conseguem ter unidade de discurso e gerenciamento e isso pode ser muito perigoso, pois as pessoas ficam sem saber em quem confiar”, diz. Ele ainda considera que a polarização muito forte tende a gerar prejuízos. “A política se torna um jogo de tudo ou nada e com isso não conseguimos avançar constitucionalmente. Politicamente não é saudável”, explica o especialista.
Samara Schwingel e Thais Batista. Polarização política atrapalha atenção à pandemia, dizem cientistas políticos. Agência de notícias UNICEUB. 02.06.2020. Disponível em: http://www.agenciadenoticias.uniceub.br/?p=24068. Acesso em 12.02.2021.
TEXTO IV
Hubert. Charge publicada na Folha de São Paulo. 17.10.2018. Disponível em: https://www1.folha.uol.com.br/opiniao/2019/08/a-face-positiva-da-polarizacao-politica.shtml. Acesso em 12.02.2021.
PROPOSTA DE REDAÇÃO
A partir da leitura dos textos motivadores e com base nos conhecimentos construídos ao longo de sua formação, redija um texto dissertativo-argumentativo em modalidade escrita formal da língua portuguesa sobre o tema "Efeitos da polarização política na sociedade contemporânea", apresentando proposta de intervenção que respeite os direitos humanos. Selecione, organize e relacione, de forma coerente e coesa, argumentos e fatos para defesa de seu ponto de vista.
Instruções:
1. O rascunho da redação deve ser feito no espaço apropriado.
2. O texto definitivo deve ser escrito à tinta, na folha própria, em até 30 linhas.
3. A redação que apresentar cópia dos textos da Proposta de Redação ou do Caderno de Questões terá o número de linhas copiadas desconsiderado para efeito de correção.
COMENTÁRIO EM VÍDEO SOBRE O TEMA
Para acessar o material utilizado pela professora, clique
aqui.