TEXTOS MOTIVADORES
TEXTO I
Mudanças significativas no mundo I
c. Crescimento da classe operária mundial.
Na década de 80, as classes operárias tiveram um grande crescimento. Foi a fase da “sociedade pós-industrial”. Durante todos os Anos Dourados, as classes operárias continuaram estáveis, mas os Estados Unidos era a exceção que teve de conviver com um declínio da classe operária em meados de 1970. Os outros países desenvolvidos tiveram um crescimento durante 1960 a 1980. Com o número crescente de pessoas nas universidades, o mercado de trabalho também teve de se expandir. Era necessário mais professores, mais arquitetos, porque as pessoas vinham de outras cidades para cursar a universidade que, no começo da década de 70, ainda era escassa. Houve a maior procura por pedreiros, administradores, faxineiros e cozinheiros nas universidades e assim em diversos setores trabalhistas. No final dos Anos Dourados, havia mais operários no mundo e obviamente o maior número de empregados que o mundo já havia presenciado.
d. Ampliação feminina no mercado de trabalho.
“Em 1940, as mulheres casadas que viviam com os maridos e trabalhavam por salário somavam menos de 14% do total da população feminina dos EUA. Em 1980, eram mais da metade: a porcentagem quase duplicou entre 1950 e 1970”. (Hobsbawm, p. 304) Uma mudança totalmente significativa era o papel que as mulheres estavam tomando no mercado de trabalho. Em 1980, houve um grande crescimento das mulheres que queriam trabalhar ou já estavam nesse cenário. No final do século XIX, o trabalho em lojas, centrais telefônicas, escritórios estava totalmente feminizado. Elas trabalhavam até mesmo na agricultura e nas indústrias dos países recém-desenvolvidos que necessitavam de mão de obra intensiva. Além disso, elas ganhavam menos e eram menos rebeldes que os homens. Em meados dos anos 80, mais da metade dos universitários eram mulheres e com o crescimento feminino no mercado de trabalho, elas também conquistaram o direito de votar e direitos civis iguais, bem como o direito do divórcio em 1974 e leis de aborto mais liberais em 1981. O auxílio-maternidade saiu só depois de alguns anos após a inserção destas no mercado de trabalho e a pílula anticoncepcional foi essencial na atuação das mulheres na área trabalhista. Algumas até entraram na área política. Houve então uma inversão de ocupação no mercado de trabalho, como, por exemplo, os filhos mais velhos iam trabalhar para ajudar no sustento da casa e depois a mãe começou fazer esse papel. As mulheres casadas e pobres ajudavam a equilibrar os orçamentos. Em suma, as mulheres foram muito importantes para a revolução cultural e familiar mundial.
Fonte: Deise Cavignato. Diponível em: http://www.gostodeler.com.br
TEXTO II
Fonte - Disponível em: https://odiscipulogauderio.com
Desenvolva um texto dissertativo-argumentativo sobre "mudanças significativas que estão ocorrendo em nosso mundo".
Instruções:
1 - Crie um título para seu texto e escreva-o na linha destinada a este fim;
2 - Redija uma redação com extensão mínima de 30 linhas, excluindo o título - aquém disso, seu texto não será avaliado -, e máxima de 50 linhas, considerando-se letra de tamanho regular;
3 - As redações que apresentarem segmentos emendados, ou rasurados, ou repetidos, ou linhas em branco terão esses espaços descontados do cômputo total de linhas;
4 - Lápis poderá ser usado apenas no rascunho; ao passar sua redação para a folha definitiva, faça-o com letra legível e utilize caneta.
Comentário: Que revolução estamos vivendo? Que transformações estão acontecendo, das quais talvez nem todos nós estejamos nos dando conta? [...] É para responder a essa pergunta que você fará sua redação. Escolha uma mudança significativa que você percebe que está ocorrendo (em qualquer área: nas ciências , nas artes, nos esportes, nos costumes, nas instituições sociais, etc.) e escreva sobre ela: em que ela consiste, quais suas causas ,suas manifestações no cotidiano, qual o grau de consciência que as pessoas têm dela e que modificações possivelmente ela trará no futuro.