TEXTO I
O homem sempre teve uma apreciação por contar e ouvir histórias. Podemos dizer que a ideia de “cinema” surgiu lá nas cavernas, com as pinturas de nossos antepassados . Desde a primeira exibição oficial de uma sequência de imagens, causando ideia de movimento nas grandes telas, lá em 1895, o cinema conquistou fãs, fez estrelas, lançou moda, formou uma legião de críticos e entendedores, deu vida aos cinéfilos. Algo todos têm em comum, o cinema os fez descobrir um mundo incrível de fantasia criado pela inquieta imaginação do homem.
O cinema vai além de sentar em uma sala escura por 120 minutos apreciando atores e comendo pipoca, cinema é arte e expressão. A sétima arte possui o poder de tocar o seu telespectador como nenhuma outra. Sim, um filme pode te fazer rir, chorar, se apaixonar, sentir medo, ou até nojo, acha pouco?
O que deu origem a cultura de sentar durante duas horas imóvel em frente a uma tela, é simplesmente porque um filme tem o poder de tirar o telespectador da realidade. Sim, somos apaixonados pelo irreal, é a fantasia e o impossível que conquistam o ser humano. É uma característica da mente humana, é a fuga da realidade, é se aventurar sem se mover, vivenciar apenas com os olhos.
O cinema é comunicação, somos feitos de comunicação, estamos em constante contato com o mundo, sentindo a necessidade de nos comunicar o tempo todo. Comunicar é a necessidade básica do cinema, quem a soluciona? Nós, seus eternos receptores.
Fonte: http://cinestatictalks.com/post/65178682467/cinema-express%C3%A3o-e-arte
PROPOSTA DE REDAÇÃO
Considerando que um filme marcante, o seu filme marcante, é aquele que nunca saiu da sua cabeça e você sente necessidade de rever e indicar para amigos (as), disserte sobre o tema: "Um filme (ou série) marcante". Para isso, é necessário que você:
- identifique um filme que seja o seu filme;
- explique por que ele merece esse lugar na sua vida;
- apresente argumentos que justifiquem a sua escolha;
- redija uma dissertação, defendendo o seu ponto de vista.
Comentário: esse tema é baseado na proposta da UFRGS sobre um livro clássico, seguindo essa mesma linha você deve escolher um filme que foi importante na sua vida e explicar de maneira sucinta os motivos pelos quais, dentre tantos filmes existentes, você elegeu esse para ser o seu filme. Perceba que, assim como na temática do livro clássico, esse tema é bem subjetivo e permite que você escolha qualquer tipo de filme. A amplitude do tema é tão grande que, se você preferir, você pode escolher falar sobre a sua série preferida.