Em virtude dos problemas de trânsito, uma associação de moradores de uma grande cidade se
mobilizou, buscou informações em textos e documentos variados e optou por elaborar uma carta
aberta. Você, como membro da associação, ficou responsável por redigir a carta a ser
divulgada nas redes sociais. Essa carta tem o objetivo de reivindicar, junto às autoridades
municipais, ações consistentes para a melhoria da mobilidade urbana na sua cidade. Para
estruturar a sua argumentação, utilize também informações apresentadas nos trechos abaixo, que
foram lidos pelos membros da associação.
Atenção: assine a carta usando apenas as iniciais do remetente.
Texto 1
“A boa cidade, do ponto de vista da mobilidade, é a que possui mais opções”, explica o planejador urbano Jeff Risom, do escritório dinamarquês Gehl Architects. E Londres está entre os melhores exemplos práticos dessa ideia aplicada às grandes metrópoles.
A capital inglesa adotou o pedágio urbano em 2003, diminuindo o número de automóveis em circulação e gerando uma receita anual que passou a ser reaplicada em melhorias no seu já consolidado sistema de transporte público. Com menos carros e com a redução da velocidade máxima permitida, as ruas tornaram-se mais seguras para que fossem adotadas políticas que priorizassem a bicicleta como meio de transporte. Em 2010, Londres importou o modelo criado em 2005 em Lyon, na França, de bikes públicas de aluguel. Em paralelo, começou a construir uma rede de ciclovias e determinou que as faixas de ônibus fossem compartilhadas com ciclistas, com um programa de educação massiva dos motoristas de coletivos. Percorrer as ruas usando o meio de transporte mais conveniente – e não sempre o mesmo – ajuda a resolver o problema do trânsito e ainda contribui com a saúde e a qualidade de vida das pessoas.
Natália Garcia, 8 iniciativas urbanas inspiradoras, em Red Report, fev. 2013, p. 63. Disponível em http://cidadesparapessoas.com/2013/06/29/pedalando-por-cidades-inspiradorass/. Acessado em 06/09/2013.