Texto I
Três de cada cinco mulheres já foram vítimas de relacionamentos abusivos
Novela 'O Outro Lado do Paraíso' retrata estupro no casamento, um crime comum em relacionamentos abusivos e que precisa ser denunciado.
A nova novela das 21h, ‘O Outro Lado do Paraíso’, estreou esta semana falando de um tipo de crime contra a mulher que quase sempre fica escondido entre quatro paredes: o estupro no casamento. Mas esse crime é comum nos relacionamentos abusivos e precisa ser denunciado. “Existe uma ideia geral de que a mulher é obrigada a fazer tudo o que o homem quer, principalmente quando casada. Ela é obrigada a servir sexualmente o homem. Nós estamos em novos tempos. É hora da mulher se colocar, dizer ‘Eu não aceito isso’”, afirma o autor da novela, Walcyr Carrasco.
Segundo um estudo da ONU, três de cada cinco mulheres já foram vítimas de relacionamentos abusivos. O dado motivou a ONG Artemis a criar uma campanha em que mulheres expõem frases agressivas que já ouviram dos parceiros e que muitas vezes são banalizadas.
Fonte: G1.
Texto II
#NãoéAmorQuando alerta para sinais de relacionamentos abusivos
A Secretaria de Políticas para as Mulheres aproveitará a proximidade do Dia dos Namorados (12) para lançar a campanha #NãoéAmorQuando. Divulgada nas redes sociais – Facebook, Twitter e YouTube – a ação destacará gestos e comportamentos que indicam que a relação caminha para violências.
“Muitas mulheres sofrem violência, e não se dão conta. Quando são xingadas, são expostas em grupos, têm sua autoestima ferida ou até mesmo perdem a autonomia sobre seu patrimônio”, explica a secretária especial de Políticas para as Mulheres, Fátima Pelaes.
De acordo com a Lei Maria da Penha, é considerado crime contra a mulher a violência psicológica, moral, sexual, patrimonial ou física. Há uma vasta literatura que aponta sinais clássicos de comportamentos abusivos e violência psicológica. As mulheres podem se identificar com algum ou alguns deles.
Alguns exemplos de atitudes consideradas abusivas:
- Humilhar e fazer piada a seu respeito quando vocês estão entre amigos;
- Discordar frequentemente das suas opiniões e desconsiderar suas ideias, sugestões e necessidades;
- Fazer com que você se sinta mal a respeito de si mesma;
- Dizer que você é “muito sensível” quando você reclama de algo;
- Quer controlar a maneira como você se comporta;
- Quando você sente que precisa pedir permissão para sair sozinha;
- Controlar seus gastos financeiros;
- Tentar diminuir seus sonhos, suas conquistas e esperanças;
- Fazer com que você se sinta sempre errada.
Fonte: http://www.brasil.gov.br/cidadania-e-justica/2017/06/campanha-naoeamorquando-alerta-para-sinais-de-relacionamentos-abusivos
Texto III
A sua crônica será publicada em um Jornal de grande circulação, por esse motivo você deve:
- propor um texto de caráter reflexivo ao seu leitor, com o objetivo de propor reflexão sobre o assunto polêmico;
- criar um texto curto e inteligível;
- assinar o seu texto na parte superior da crônica.
- utilizar dados e informações dos textos de apoio. (opcional)
Comentário:
recentemente o governo federal lançou uma cartilha explicando passo a passo sobre relacionamentos abusivos e tentando acabar com esse problema, que já é considerados por muitos um problema de saúde pública. Relacionamentos abusivos causam uma série de transtornos físicos e psicológicos, portanto é um assunto importantíssimo e que precisa de muito debate para ser desconstruído. Muitas vezes as vitimas demoram a perceber que estão em um relacionamento tão tóxico. A sua missão aqui é criar uma crônica discutindo a respeito dessa problemática e tentar convencer o seu leitor da importância dessa discussão para nossa sociedade.