PROPOSTA
Em sua escola vai haver um evento com diversas reflexões sobre samba. O mote são os 100 anos de Pelo Telefone, primeiro samba gravado de que se tem registro, bem como as origens e desdobramentos desse gênero musical. As turmas do Ensino Médio ficaram responsáveis por organizar as apresentações, que podem conter as mais variadas intervenções acerca deste assunto, e você ficou responsável por elaborar por escrito a proposta pensada por seu grupo. Você deve redigir esta proposta em registro padrão. O texto será lido pelos coordenadores do evento, que deverão eleger as 20 temáticas mais interessantes para o evento 100 anos de samba - o samba ontem e hoje. As fontes para sua proposta são um poema de Nei Lopes (Excerto A) e um breve artigo sobre a origem do samba, de Amanda Matos (Excerto B), e seu texto deverá conter:
A. Título para a apresentação;
B.Descrição do tipo de atividades que vocês pretendem desenvolver sobre o tema;
C. Motivos por que o grupo se decidiu por esta temática.
Excerto A
BRECHTIANA (para Abdias Nascimento)
Primeiro,
Eles usurparam a matemática
A medicina, a arquitetura
A filosofia, a religiosidade, a arte
Dizendo tê-los criado
À sua imagem e semelhança.
Depois,
Eles separaram faraós e pirâmides
Do contexto africano
Pois africanos não seriam capazes
De tanta inventiva e tanto avanço
Não satisfeitos, disseram
Que nossos ancestrais tinham vindo de longe
De uma Ásia estranha
Para invadir a África
Desalojar os autóctones
Bosquimanos e hotentotes.
E escreveram a História ao seu modo.
Chamando nações de “tribos”
Reis de “régulos”
Línguas de “dialetos”.
Aí,
Lançaram a culpa da escravidão
Na ambição das próprias vítimas
E debitaram o racismo
Na nossa pobre conta
Então,
Reservaram para nós
Os lugares mais sórdidos
As ocupações mais degradantes
Os papéis mais sujos
E nos disseram:
-Riam! Dancem! Toquem!
Cantem!Corram! Joguem!
E nós rimos, dançamos, tocamos
Cantamos, corremos, jogamos.
Agora, chega!
Nei Lopes
Fonte: Acesso em 2 Abr. 2017:
Excerto B
A Origem do Samba Brasileiro
O samba é considerado o mais original dos gêneros musicais brasileiros. Sua origem (ou a história da sua origem) nos traz o registro de uma imensa mistura de ritmos e tradições que atravessam a história do país. Trazido pelos africanos que vieram como escravos para o Brasil, o samba originou-se dos antigos batuques que, geralmente, estavam associados a elementos religiosos que instituíam entre os negros uma espécie de comunicação ritual através da música e da dança, da percussão e dos movimentos do corpo.
A partir do séc. XIX, a cidade do Rio de Janeiro também passou a comportar uma leva de negros vindos de outras regiões do país, sobretudo da Bahia. Foi nesse contexto que nasceram os aglomerados em torno das religiões iorubás na região central da cidade, principalmente na Praça Onze, onde atuavam mães e pais de santo. Foi assim que as primeiras rodas de samba surgiram, misturando o elementos do batuque africano com a polca e o maxixe.
Na virada do século XIX para o século XX, o samba foi se afirmando como gênero musical popular dominante nos subúrbios e, depois, nos morros cariocas. Dois sambistas ficaram muito conhecidos nesse contexto: João da Baiana (1887-1974), filho da baiana Tia Perciliana, de Santo Amaro de Purificação, que gravou o samba “Batuque na cozinha”, e Donga (Joaquim Maria dos Santos) (1890-1974), que registrou, em 27 de novembro de 1916, aquele que ficou conhecido como o primeiro samba registrado em gravadoras: “Pelo telefone”.
A partir dos anos 1930, o samba ganhou grande espaço na indústria fonográfica e também foi usado pela política ditatorial de Getúlio Vargas na época do Estado Novo. Um dos grandes estudiosos das raízes do samba também era sambista e figurou entre os nomes que se alastraram no Rio de Janeiro nos anos 1930. Seu apelido era “Almirante”, seu nome era Henrique Foreis Domingues (1908 - 1980), que depois se tornou radialista. Almirante integrou o grupo “Bando dos Tangarás” junto a Noel Rosa na Vila Isabel. Sua obra No tempo de Noel Rosa busca por elementos folclóricos do samba urbano desenvolvido no Rio e relaciona esse gênero com as várias influências de outros ritmos musicais de várias partes do Brasil. Nomes como Wilson Batista, Noel Rosa, Cartola e Nelson Cavaquinho também se tornaram referência desse período.
Referência: HISTÓRIAS DO MUNDO - Amanda Matos. Acesso em 6 Mar. 2017: https://www.facebook.com/quehistorianoface/?fref=ts
Comentário: esta proposta de redação expõe alguns itens que devem ser atendidos em seu texto, que, por sua vez, tem um leitor-alvo especificado. Utilize-se dos textos de apoio para refletir sobre o gênero samba e atenda às demandas da proposta sem esquecer em nome de quem e para quem você escreve. Para a qualidade de conteúdo de seu texto, tenha em vista as origens desse gênero musical, bem como o processo de apropriação cultural pelo qual o samba passou. A partir desse cenário, que reflexões são necessárias para entender esse bem cultural? O que é importante discutir sobre o samba como elemento de identidade nacional? Que tipo de atividade você mesmo gostaria de ver sobre samba em um espaço público como a escola? Pense numa possível proposta de atividade elaborada em grupo e apresente-a em detalhes.