Vestibulares Regionais ENEM 2016

carregando...

UFPR

Carregando...
Sobre esta área:
Disciplinas especiais para vestibular da UFPR!

USP

Carregando...
Sobre esta área:
Conteúdo exclusivo para quem quer fazer o vestibular da FUVEST!

UERJ

Carregando...
Sobre esta área:
Conteúdo exclusivo para a UERJ 2016!

Ciências Humanas e suas Tecnologias

Carregando...
Sobre esta área:
O estudo das ciências humanas tem por objetivo compreender mundo em que vivemos a partir da maneira com que as transformações sociais, políticas e econômicas se deram ao longo do tempo, e de como o espaço geográfico que habitamos materializa estas transformações. Nesta área do conhecimento, o ENEM exige do candidato o desenvolvimento das seguintes competências ou capacidades, próprias das disciplinas de história, geografia, sociologia e filosofia: compreender os elementos culturais envolvidos na formação das identidades; ser capaz de perceber a formação e a organização do espaço geográfico através das dinâmicas de poder; entender o papel exercido por indivíduos, grupos e movimentos sociais nas mudanças históricas; compreender de que maneira as inovações tecnológicas impactam na sociedade; e por fim – mas não menos importante – conseguir relacionar tudo isso com temas atuais do mundo e do Brasil, de forma crítica e bem estruturada. Bem por isso, nada de ficar decorando fatos! O mais importante aqui é interpretá-los, dotá-los de sentido, tendo em vista que o foco será dado em como o passado ilumina os eventos e desafios do presente.

Ciências da Natureza e suas Tecnologias

Carregando...
Sobre esta área:
As chamadas ciências da natureza - biologia, química e física - são de certa forma uma tentativa de entender como o Universo funciona, sejam pequenas bactérias ou grandes estrelas. Mais do que isso, o sucesso dessas matérias em descrever como a natureza se comporta é um dos grandes legados da civilização humana! É o resultado de anos de exploração do mundo que nos cerca e dos maiores mistérios que a humanidade já encontrou. No ENEM, as ciências da natureza procuram identificar habilidades específicas nos alunos. Mais do que o conteúdo em si, o que você deve ser capaz é justamente de perceber que as ciências naturais são uma construção da humanidade e têm um papel importante no seu desenvolvimento social e tecnológico. Contextualização é a palavra-chave: a prova espera que você identifique que a ciência faz parte do seu dia-a-dia. Nesse contexto, você deve compreender o papel da ciência na degradação e preservação do meio ambiente, água, recursos energéticos e em questões de saúde pública - não só como essas coisas acontecem, mas como podemos interferir nelas. As ciências naturais, além disso, são uma parte importante do seu senso crítico, isto é, da sua capacidade de receber uma informação e analisar ela, o que é essencial na hora de interpretar informações de gráficos e tabelas do cotidiano, seja uma conta de luz ou os ingredientes na embalagem de uma rosquinha de milho. Resumindo, a ideia aqui é bem diferente do clichê de decorar uma série de regras, nomes ou fórmulas: você deve entender como a natureza funciona e afeta o mundo ao seu redor. Por mais que pareça difícil no começo, você está prestes a embarcar na maior jornada que a mente humana já iniciou!

Matemática e suas Tecnologias

Carregando...
Sobre esta área:
Muito mais do que a arte de somar, subtrair dividir e multiplicar, a Matemática está presente no nosso cotidiano e é área do conhecimento de fundamental importância em nossa vida. Quantas vezes você já ouviu a famosa frase ""eu nunca vou usar isso na minha vida"". De fato, pode ser que você nunca precise resolver uma equação de segundo grau ou calcular o volume de uma esfera em sua vida profissional. A verdadeira função da Matemática em nossas vidas é a de sabermos resolver problemas, sejam lá quais sejam. A prova de Matemática e suas Tecnologias, no ENEM, é estruturada de forma que não sejam necessárias memorizações de fórmulas complexas. Na verdade, assim como nas outras áreas do conhecimento, o grande diferencial é a interpretação das questões e utilização da lógica nas resoluções. Vamos juntos encarar esse desafio?

Linguagens, Códigos e suas Tecnologias

Carregando...
Sobre esta área:
Se pensarmos nos conteúdos que aprendemos na escola, então podemos dizer que esse grande bloco vai abranger os conteúdos de Língua Portuguesa – aí tem que lembrar que Gramática e Interpretação andam juntas – Literatura, Língua Estrangeira, Artes e Educação Física. O ENEM tem a proposta de mostrar a você que as áreas do conhecimento não são todas separadinhas como muitas vezes somos ensinados. Todas as áreas têm pelo menos um grande objetivo em comum: entender a realidade! Agora, imagine a realidade como um elefante enorme. Bom, cada área do conhecimento vai se dedicar a estudar uma partezinha desse elefante, e todas as áreas são importantes e, de alguma forma, em algum momento, elas se conectam! O ponto de contato desse bloco é a linguagem e a comunicação. Nessa área de linguagens, é muito importante que você seja um leitor e um interpretador competente, porque vai estar sendo avaliada a sua capacidade de leitura e interpretação. Você pode ser convidado a interpretar um texto dissertativo, um texto literário, uma música, uma charge, um quadro, o significado de movimentos de uma dança, etc. E aí é importante que você tenha a capacidade de identificar que cada sistema de comunicação vai ter um tipo de linguagem. Você pode estar lendo um texto jurídico ou observando uma pintura ou lendo um poema: cada um tem uma forma de se comunicar com os leitores e cada um carrega uma série de significados que precisam ser entendidos. Nessa área, você deve ter percebido, mas vamos insistir, é importantíssima a sua capacidade de analisar e de assimilar todas as coisas que a língua (portuguesa ou estrangeira) comunicam como algo em total relação com a sociedade em que vivemos.