Ajuda para resolver questão passo a passo

Achei uma resoluções na internet mas não entendi muito bem ai gostaria da resolução passo a passo que só a galera que frequenta o MeSalva consegue me fazer entender! :heart:

Uma pequena conta de 100 g de massa (figura abaixo) desliza sem atrito por um arame semicircular de 10 cm de raio que gira em torno de um eixo vertical à taxa de 2,0 revoluções por segundo. Encontre o valor de θ para o qual a conta permanecerá estacionária em relação ao arame que gira.

fisica

Oi, Jorge, como está?? :smiley:

Não faço engenharia, mas você teria o gabarito? quem sabe eu consigo fazer (ou algum colega nosso)

Eu comecei fazendo assim oh:

image

Nisso, note que a força centrípeta ao ser decomposta precisa ser igual ao peso

Nós sabemos o raio e a frequência (2Hz)
Fc=m.V²/R
Fc= m.(2π.R.f)²/R
Fc=m.4π².R.f²

Peso= mg

Fc.cosθ= mg
m.4π².R.f².cosθ= m.g
4π².R.f²cosθ=g
4π².0,1.4.cosθ=10
cosθ= 10/π².1,6
θ=arccos(100/16π²)

eu não sei se é isso, estou um pouco insegura, mas acho que já vai te dar uma luz!
qualquer coisa vá me falando

Oi Camila desculpa a demora em responder, semana de prova é meio corrido! (risos)
O gabarito que me passaram é para a resposta dar θ = 51,6°
Vou tentar encontrar esse 51,6°, seu desenho decompondo as forças me deu uma luz aqui vou ver se acho a mesma resposta que a sua. rssrsrsr

imagina! acho que geral está em semana de provas (meus amigos na engenharia também estão haha)

tenta ver sim

boa sorte nas provas! :raising_hand_woman:t2:

edit: eu errei as contas, deu maior que 1 ali, vou refazer e ver se consigo chegar!

arrumei as contas

ficou θ=arccos(g/16π²)

coloque g como 9,8 e pi como 3,14
você chega na resposta, pelo menos coloquei aqui e cheguei bem próximo de θ = 51,6°