Anatomia e críticas positivas (espero)

Olá galera, a dúvida está no segunda parte do texto. Faço esse tópico meio sem esperanças por ver que quase não existem postagens na área de ciências da saúde, ao contrário do fórum do ENEM. O me salva foi um dos dois sites que me ajudou muito a conseguir uma vaga em medicina, e o único que ainda uso, mas acho que falta um suporte maior e mais conteúdo nesse plano, inclusive pra incluir o novo método de ensino da medicina no Brasil, o PBL. Entendo que o módulo é ciências da saúde e não medicina, mas já que a grande maioria que está aqui acredito eu que queira uma vaga em medicina seria uma forma de reter seus alunos que creio eu, vocês querem que consigam uma vaga, e pelo menos na minha turma temos bastante dificuldade em encontrar planos, eu e mais dois alunos assinamos o me salva, mas falta bastante coisa do método PBL, talvez criar um plano de medicina fosse uma opção? Pra citar alguns exemplos falta falarem sobre as leis do funcionamento do SUS, que agora é obrigatório, em especial a 8080 e 8142 que o regulam, além da PNAB, habilidades médicas até entendo que não seja possível, ok, são mais práticas e precisam de médicos, apesar de que uma aula sobre anamnese e biossegurança não seria ruim. Falta também epidemiologia, uma matéria q sei que vcs conseguiriam ensinar com facilidade. Espero um dia ver o Me Salva melhorando esse plano, que convenhamos, não achava caro pagar 50 reais (eu acho q era isso) para o conteúdo do enem, mas pro ciências da saúde já acho caro porque pouco material me ajuda nesse primeiro ciclo, mas pagaria até mais se fosse mais completo nem que fosse com um acoplado de resumos como aquele outro site lá ‘‘passei reto’’. Bom, mesmo eu mudando o nome do site acho q td mundo vai saber qual é então podem editar e tirar essa parte mas por favor não excluam antes de alguém responder minha dúvida. Com isso finalizo as críticas e sugestões, mas queria dizer q amo o me salva apesar de tudo, até pq sem vcs eu não estaria fazendo medicina.

Bom, agora a minha dúvida, eu não cheguei a ver todos os vídeos de anatomia a fundo pois geralmente eu consigo ver pelo ipad naqueles ‘‘buracos’’ que a gente tem entre os tempos. Tenho uma prova prática semana que vem sobre acidentes ósseos. Eu sei que quem fez os vídeos que eu vi foi uma guria que estava no quinto ano de medicina (não sei nem se ela ainda está por aqui, provavelmente já é médica) A minha dúvida é, como memorizar os acidentes ósseos? Alguma dica? Método de estudo? Se algum aluno ver isso também gostaria de saber o que funciona pra vcs. Obg e um abç.

Não faço medicina, mas achei bem válida a sua sugestão! Mande para o pessoal no chat, como você já deve saber, eles recebem bem as críticas e sempre tentam mudar. Sei que tem todo um processo, mas espero que dê certo! :blush:

Oii Yaggo, tudo bem?

Em primeiro lugar, muito obrigada pelo feedback, por nos dar essa visão de fora de como os estudantes vêem o restante do conteúdo disponibilizado! A nossa área de Ciências da Saúde está em plena expansão, tendo novos conteúdos a cada momento mas, é claro, pela demanda de estudantes, vai mais devagar que a área do ensino médio… já aqui no fórum, damos suporte a todos os estudantes, independente do pacote que tenham adquirido!

Sobre sua dúvida, perguntamos para a profe Júlia, de embriologia, estudante de medicina aqui na UFRGS, e ela respondeu:

“Bom, quando eu estudei essa parte de anato, comecei vendo as definições de cada acidente. Por exemplo, ver bem o que é um tubérculo, tuberosidade, maléolo, côndilo, epicôndilo (tem isso bem certinho no Moore)…aí depois é bom olhar bem o Netter (ou algum outro atlas de anato) pra ver onde fica cada acidente e o que se insere neles. E, como são muitos acidentes, dá pra fazer um resumo com tudo e fazer desenhos pra fixar mais (ajuda bastante!). E essa parte de ver o que se insere em alguns acidentes também é bem importante; podem ser músculos, ligamentos…ajuda a entender também a função dessas estruturas e os movimentos corporais.”

Ela mandou boa prova pra você!

Grande abraço! :relaxed:

Obrigado pela dica @cahperroud, na verdade só o fato de outros estudantes terem lido isso já é muito bom, saber que as pessoas visitam essa parte do fórum. Prof. Aline, obrigado por responder, é exatamente assim que vou estudar então. Que bom que o pacote está expandindo, não deve ser tão difícil deixar a gente usar o plano de estudos né? Alguns exercícios e resumos no futuro seria legal também, mas só de saber q está expandindo tá ótimo. E obrigado, Júlia :slight_smile: