Bobinas e Transformadores


#1

Do ponto de vista funcional, o projeto de transformadores permanece praticamente inalterado desde seus primeiros esboços. Trata-se do confinamento de um fluxo magnético variante no tempo concatenando duas ou mais bobinas. Através da variação desse fluxo por meio de uma fonte alternada de tensão conectada em um desses enrolamentos é gerada uma tensão nos terminais das demais bobinas desse circuito magnético. Contudo, o constante requerimento no aumento da eficiência desse dispositivo, bem como sua industrialização frente às condições de mercado faz a busca pela aplicação de diferentes materiais magnéticos, como também novas formas geométricas de nucleo e diferentes técnicas de enrolar as bobinas serem constantemente verificadas e analisadas pelos profissionais da área.
Nesse contexto, avalie as afirmações a seguir:
I. Recomenda-se o uso de chapas finas para a confecção do núcleo do transformador quando se é necessário a eliminação dos entreferros existentes no interior do material magnético.
II. A dopagem das chapas do nucleo de um transformador por silicio melhora a permeabilidade do material magnético reduzindo o fluxo de dispersão encontrado nos enrolamentos.
III. Materiais do tipo ferromagnéticos são utilizados para a confecção do nucleo de um transformador devido sua boa a característica de acoplagem magnética entre os enrolamentos.
IV. É recomendável que os condutores utilizados nos enrolamentos de um transformador possuam alta permeabilidade magnética a fim de se reduzir as perdas no material do condutor.
Está correto o que se afirma apenas em:
a) IV.
b) III e IV.
c) III.
d) I e III
e) I e II