Circuito R L série


#1

Circuitos elétricos são utilizados para os mais diversos fins dentro da área de engenharia. A utilização dos componentes passivos (resistor, capacitor e indutor) serve como uma representação de fenomenos fisicos realísticos, auxiliando o engenheiro na sua tomada de decisão. Considere um circuito R L série operando em regime permanente, sendo alimentado por uma fonte de tensão senoidal em corrente alternada. Se a frequencia da fonte aumentar, mas a sua amplitude permanecer constante, pode-se afirmar que:

a) A amplitude da corrente não se altera.
b) A frequencia da corrente não se altera.
c) O ângulo de atraso da corrente em relação à tensão aumenta.
d) A frequencia da corrente diminui.
e) A amplitude da corrente aumenta.


#2

Olá Valdir, tudo certo?

Quando a fonte altera a frequência, a corrente tende a também ter sua frequência alterada - o que já elimina a alternativa D. Como a frequência aumentou, sabemos que a frequência da corrente deve aumentar - também eliminamos a alternativa B.

E o que isto muda? Como alteramos a frequência, alteramos a impedância do indutor! Poderia usar uma fórmula aqui, mas vou pela lógica: como o indutor tende a manter a corrente, um aumento na frequência faz com que, em regime permanente, a impedância seja maior - afinal, ele sempre “atrasa” a corrente, e se a corrente está mudando mais, vai atrasar mais - isto parece com o que o item C diz, mas vamos pensar um pouco na amplitude.

Como a impedância indutor aumentou, temos que a impedância do circuito RL aumentou - e com isto, como a amplitude da tensão permanece constante, temos que a amplitude da corrente precisa diminiur - descartando assim os itens A e E.

É isto: maior frequência = maior importância pro indutor = mais atraso numa corrente com frequência aumentada e amplitude diminuída. C neles!

Abraço!