Densidade- Propriedade intensiva

A densidade vai ser intensiva e a massa não vai influenciar no valor da densidade desse material pq a medida que a massa aumenta o volume aumenta para “caber” essa massa? E aquela relação onde deixo o volume fixo e aumento ou diminuo a massa vai mudar a densidade pq é como se fosse materiais diferentes com o mesmo volume só que massas diferentes (maioria ou menores que a inicial)?

Oi, @Ianka_Angeles! Tudo bem?

Não sei se entendi bem o que você quis dizer, mas acho que se refere aos casos onde aumenta-se a massa de uma substância mas conserva-se seu volume, né?

Se for isso, acredito que a melhor explicação será dizer que a densidade das substâncias é dada conforme determinadas condições de pressão e temperatura. Na prática, quanto maior é a pressão exercida sobre uma substância, menor tende a ser o volume ocupado; quanto menor a temperatura, menor o grau e o espaço de agitação das moléculas, ocupando também um volume menor.

Portanto, usando seu exemplo, é possível aumentar a massa de uma substância mantendo o mesmo volume, através do aumento da pressão ou redução da temperatura.

Espero ter ajudado, abraços!

@Joao_Vitor_Ponciano_Gama

Então a densidade da substância só altera se eu mudar as condições como temperatura e pressão, mas não varia se eu alterar a massa dentro de uma mesma condição visto que a densidade é uma propriedade intensiva? Mas se o volume fosse alterado a densidade mudaria?

Então a densidade da substância só altera se eu mudar as condições como temperatura e pressão

Essa é a chave do problema. Sempre que você adicionar massa/volume de uma substância sem alterar esses fatores que você citou, volume/massa também aumentarão para compensar, ou seja, para respeitar o valor da densidade.