Dúvida gabarito questão do resumo

Bom dia! Estou tentando responder as questões de química (QUIAEA) Exercícios de Fixação Nível Aprendiz e fiquei em dúvida com o gabarito da questão 6 (UFRGS 2003). A questão pede a incorreta e o gabarito traz como incorreta a letra E. Eu entendi que a Energia de Ionização e a Afinidade Eletrônica crescem da esquerda para a direita no mesmo período, se os 3 elementos estão no mesmo período (4º) da TP, por que eles não apresentam a mesma eletroafinidade? Obrigada

Olá Greice, tudo bem?

Antes de tudo, talvez da próxima vez você prefira postar essa pergunta na área de química do ensino médio, o que vai gerar mais respostas, uma vez que quando colocam em tópicos de engenharias assusta um pouco ahah.

A eletroafinidade cresce da esquerda pra direita no mesmo período, logo um elemento mais a esquerda do período tem uma menor afinidade eletrônica, vou dar alguns exemplos:

Estrôncio e Rádio estão no mesmo período, entretanto o Rádio está mais a direita, portanto tem uma maior afinidade eletrônica.

Titânio e Cobre estão no mesmo período, mas o Titânio está mais a esquerda do Cobre, portanto tem uma menor eletroafinidade.

Agora façamos o mesmo raciocínio com os elementos da questão

O potássio é o mais a esquerda, portanto tem menor eletroafinidade e o Germânio está mais a direita, portanto tem uma maior afinidade, e o Criptônio é um gás nobre portanto já é estável. Então é falsa, todos tem eletroafinidade diferente. Espero ter sanado a dúvida, um abraço.

Ajudou sim. Obrigado

Se a eletroafinidade cresce da esquerda para a direita no mesmo período, então dois elementos não terão a mesma eletroafinidade - ou ela não cresceria, não é mesmo?