Estados físicos e mudança de estado físico

1. A quantidade de moléculas de um estado físico para outro muda? Se sim, só é válido para sistemas fechados que vão poder se verificar, principalmente no estado gasoso?

2. A liquefação, calefação e evaporação acontecem a uma temperatura constante assim como a condensação e a fusão?

E aí, @Ianka_Angeles, olha eu aqui de novo kkkkkkk

1. Não. Na mudança entre estados físicos, o que ocorre é a alteração na energia cinética das partículas, ou seja, muda-se a velocidade em que se movimentam e, consequentemente, o espaço necessário para tal movimentação. Quando você altera a quantidade de moléculas, você altera a quantidade de energia trocada necessária para mudar o estado físico da substância.

2. Caso trate-se de uma substância pura ou uma mistura que atue como tal em uma das mudanças, sim.

Kkkk pode aparecer quantas vezes vc quiser.

1. Então não precisa ter o cuidado de ter que estar em um recipiente fechado quando passo pro estado gasoso para ter a mesma quantidade de moléculas? Pq achei que como elas quase não tem ou não tem ligações (pq foram quebradas) que se perderiam no meio ou reagiriam, não sei.

2. Ah sim, pq sempre via só falando que a temp. De fusão e ebulição que era constantes.

Pode deixar kkkkk

1. Então, geralmente os exemplos e exercícios levam em conta que o sistema é isolado (sem troca de matéria ou energia com o exterior), pois qualquer substância em sistema aberto, seja essa sólida, líquida ou gasosa, está passiva a reagir com outras substâncias. No caso dos gases há uma tendência maior, justamente por saírem do recipiente. Os sistemas isolados são um tipo que permite um cálculo apurado, mesmo que hipotético, pois as condições são ideais. Então, precisa preocupar-se sim.

2. Ah, no início é comum ouvirmos isso mesmo, mas é só você pensar que na mistura há mais de uma substância mudando de estado. Dessa forma, como cada uma tem um PF ou PE diferente, há uma faixa de temperatura onde ocorre a mudança de estado para a mistura toda, e não um ponto fixo.

Então na substância a passagem de estado seja qual for, vai ser em uma dada temperatura e em mistura eutetica ou azeotropica vai apresentar o ponto de fusão ou ebulição constantes?

É isso mesmo! Acho que você conseguiu entender a ideia! :grin::grin: