Função do 2º Grau. Raízes

Assistindo as aulas do MeSalva percebi que, às vezes, para achar as raízes de uma função do 2º grau, o professor utilizava o Método de Bhaskara (ou soma e produto) OU , em outras ocasiões, colocava o “x” em evidência, já considerava uma raiz igual a “0”, e terminava de fazer a outra equação. Eu consigo fazer dos dois modos, mas eu não sei quando devo usar um ou outro? Se uso Bhaskara ou coloco o “x” em evidência e termino de resolver…Me ajudem, por favor.

Renato, tudo bem?

Quando tu possui mais de um caminho possível para resolver algum problema, opte sempre pelo que tu se sente mais seguro, pois ele maximiza tua chance de acertar.

Agora, se tu se sente perfeitamente seguro em ambos, utilize o que for mais rápido pra ti! Afinal, a forma que tu obteve as raízes é irrelevante se elas estiverem corretas.

Pessoalmente, eu em geral olho pra equação, e se “soma e produto” não aparece já de cara, faço Bhaskara - até porque, em alguns casos, é o método mais fácil, principalmente se tuas raízes não forem inteiras e/ou forem imaginárias.

Abraço!