Matemática- Função 2º Grau

[https://www.mesalva.com/enem-e-vestibulares/materias/matematica-e-suas-tecnologias/matematica/completo/funcoes-i-retas-e-parabolas/fsgi-funcoes-de-2-grau-introducao-e-raizes/fsgiex-exercicios-de-fixacao/fsgiex04?context=extensivo-enem&tema=plano-de-estudos]

Poderia explicar essa questão detalhadamente? Não entendi a resolução do professor. @Prof_Andre_Corleta

Oi, Helena, como está? Espero que bem! :blush:

Olha, esse esquema de questão costuma cair MUITO, aqui no fórum tem inúmeras delas, eu vou tentar pesquisar e deixar para você depois da resolução, ok? Depois que você pega o jeito, fica muito rápido o processo todo!

Queremos uma função que nos dê o ganho do fruticultor, certo?
Ganho = (número de frutas vendidas)x(preço da fruta)

Pense assim: se você tem 4 frutas e vendeu cada uma por 2 reais, seu ganho foi 8, certo? (a questão não fala nada sobre os gastos do agricultor, então não vamos levar isso em contar).

Note que por dia aumenta uma fruta e que a cada dia que passa há uma diminuição de 0,02 reais no preço, ou seja, tanto o número de frutas quanto os descontos ficarão em função do x(dias).

São 80 frutas no início e o valor de 2 reais
Ganho = (número de frutas vendidas)x(preço da fruta)
Ganho= (80 + x.1).(2 - x.0,02)
Ganho= 160 - 1,6x + 2x - 0,02x²
Ganho= -0,02x² + 0,4x + 160

eu não tenho acesso à plataforma, então não consigo verificar se a resposta é essa, mas eu creio que seja. Você poderia verificar para mim? Também não consigo ver a resolução, caso não seja muito diferente disso, tente focar na explicação que fiz sobre o x que será os dias.

Note que o x irá aumentar o número de frutas assim como ele irá diminuir o preço.
Geralmente essas questões acabam pedindo para que além de montar a equação, você saiba quando o ganho será máximo ou o máximo ganho e etc, por isso é bem importante fixar isso!

Vou procurar as questões e deixo aqui para você!

Essa mesma questão já foi resolvida aqui: