Metodo de ziegler-nichols

como inserir no MATLAB os valores de kp, ti e td para projetar um controlador PID?

Olá Jean, tudo bem? :slightly_smiling_face:

Você tem duas opções: pode usar o Simulink, construir o laço de controle com atrasos, somas e multiplicações, e testar o controle com uma entrada tipo salto, ou pode usar algum método já existente nas Toolboxes do Matlab, como esse link aqui explica: https://www.mathworks.com/help/control/ug/design-compensator-using-automated-tuning-methods.html

Particularmente, acho melhor a primeira opção, para que você pratique os conceitos de controle.

Se precisar de mais ajuda, dá um toque aí
Abraço!

estou bem, obrigado…
minha duvida se trata o que são os valores P, I, D e N da foto que eu envie.
pois eu fiz os calculos e achei kp, ti e td, e não sei onde coloca-los.

Oi de novo!

Pois então, isso depende de como você calculou os valores… se você observar nessa janela, está definida a forma de cálculo dos fatores proporcional - P, integral - I e derivativo - D.
17

Via de regra, kp = P, ti = 1/I e td = D… o N é o polo em alta frequência para que o fator derivativo seja causal, o que pode ficar em 100 mesmo.

Só confira certinho como estão definidas as constantes na tabela de Ziegler- Nichols que você usou, e compare com essa fórmula da janela.

Espero ter ajudado! Abraçoesss :wink:

oi, ainda não resolveu, pois só está funcionando quando N=1 para N=outros valares. não está funcionando e o gráfico gerado está sendo apenas uma reta e não a resposta ao degrau

Oii

Se vermos o N, na verdade ele não é o polo em alta frequência, mas sim o inverso do polo…
Assim, se quiser alocar o polo em 100, N deve ser 0,01.
Veja se assim funciona…
Abraço!