[OFF] Melhorias no Fórum para 2019

Fala, galerinha! Tudo tranquilo?

O fim do ano se aproxima e é hora de recolhermos aprendizados do ano para que em 2019 mais estudantes possam seguir estudando com a gente e ter uma experiência de cursinho online ainda mais incrível.

O fórum se mostrou uma comunidade fantástica de compartilhamento de conhecimento. Vocês concordam? O que foi legal? O que não foi tão legal assim?

Poste aqui nos comentários suas sugestões! Vou procurar responder todo mundo.

Um abraço e bom final de ano, vestibulares e sisu. :facepunch:

E aí, Corlets? tudo bem? Gostei dessa publicação!

Já que ninguém se manifestou, eu resolvi puxar o bonde, porque eu não me aguento.

Eu realmente acho fórum muito útil, muitos assuntos que tirei dúvida aqui caíram nas provas e talvez eu não teria dado a atenção devida caso não tivesse visto por aqui.

Já falei várias vezes, mas estudar online pode ser solitário e o fórum é uma ferramenta que faz as pessoas com os mesmos propósitos se unirem. Afinal, quem posta aqui está estudando de fato. Encontrei pessoas fantásticas que me fizeram encarar esse ano com maior leveza, além de me darem força e me mostrarem o quanto vale a pena ajudar. Alguns dias eu acordava sem a mínima vontade de estudar e, ao ver a dúvida de alguém, abria o livro, o caderno e etc. Então, qualquer experiência negativa que eu possa ter tido, foi superada pela motivação em ajudar que ganhei.

Sinceramente, não sei se serei aprovada ou não, mas acho que só de ter superado muitas das minhas dificuldades, ter perdido a vergonha e o medo de ajudar já me fizeram ter uma grande conquista.

Postei esse textão, porque eu queria que todos os meus colegas soubessem o quanto foram importantes para mim!

Sobre as dicas e melhorias:

• Não sei como funcionaria, mas acho que poderia ter mais categorias, tipo dicas de estudos, dicas de programas úteis para estudar. Acho válido tópicos com resumos.

• Eu acho que seria importante quem posta a dúvida colocar pelo menos 2 linhas de enunciado, porque muitas dúvidas já foram tiradas e, tanto quem posta a dúvida, quanto quem tenta responder, acaba não achando aqui no fórum porque está em imagem.

• Colocar gabarito ajuda muito quem está respondendo, poderia ter um lembrete para a pessoa não esquecer.

• Quando as questões forem do Me Salva, acho que valeria a pena a pessoa colocar o print da questão e da solução, porque muitas pessoas não possuem acesso ao Me Salva ou ao resto da plataforma, então eu acho útil.

• Há alunos bem ativos que poderiam tem emblema de habituais ou líderes, assim ajudariam na organização da fórum!

Espero que meus amigos colaborem com idéias também HAHAHAH

Arrasou no texto Ca!!!

Não tenho muitas sugestões porque comecei a usar faz pouco tempo (infelizmente), mas concordo que poderiam ter mais categorias, seria muito bom poder dividir dicas, formas de estudos e tal, sempre ajuda muuuuito!

Fala, Galera!! Tudo certinho??

Antes de mais nada queria agradecer ao @Prof_Corleta_Eng por ter criado esse post, confiando em nós alunos para a manutenção desse ambiente e por ter nos ajudado por aqui, mesmo quando as coisas estavam corridas.

Antes de começar com as contribuições, faço das palavras da @Camila as minhas, ela simplesmente resumiu tudo que eu penso e passei durante esses últimos 2 anos.

Todas as ideias da Cah foram ótimas, e todas tem o meu apoio, porém, acho que devemos ter cuidado com a primeira proposta.

Acredito que essa função por aqui seja fundamental com o passar do tempo, aqui deve ser sim um local de apoio, mas sem perder o foco. Em um fórum ou qualquer outra plataforma de estudo, a organização é fundamental, então acho que isso deveria ser muito bem desenvolvido de modo que as dúvidas não se misturem com as dicas e tudo mais. Cada post deve ter seu próprio espaço de acordo com os tema que ele engloba, seja de dicas, dúvidas ou até resumos. Diferenciar o que é cada coisa não pode ser tarefa do usuário do fórum, mas um recurso do mesmo para que todos que entrarem, regularmente ou não, consigam navegar com clareza e precisão pelos tópicos desejados.

Sobre as minhas ideias:

. Seria muito legal um sistema melhor de avaliação de respostas. Ao invés de simplesmente dar a solução para alguém e pronto, poderia ter um sistema que avalia cada resposta individualmente, por exemplo, em um post onde mais de uma pessoa contribui, todo usuário seja capaz de dar uma nota para cada contribuição, além da solução do modo como ela já existe.

. Também acho que, baseada na ideia anterior e outros meios que podem ser adicionados, seria interessante ter um “rating” para cada usuário da plataforma, de modo que, indiretamente, promova melhores ações e contribuições dentro do nosso ambiente. Respostas completas e respeito garantiriam uma nota melhor para o usuário. (o modo como isso pode ser feito pode ser completamente diferente do que eu citei).

Acho que por enquanto é isso, caso venha mais alguma coisa na cabeça eu volto aqui! Abraço a todos!!

@julia_steines, obrigadaaaa! e fico feliz que, mesmo que tenha começado a usar há pouco tempo, já se preocupe :hearts:

e @ViniFerroSilva concordo com isso das categorias!Por isso falei que não sei como funcionaria. Talvez precisaria mudar um pouco a estrutura do fórum e, assim, garantir a organização!

sobre essa idéia aqui:

eu achei MUITO MUITO BOA! Porque irá estimular, cada vez mais, as pessoas a serem sempre educadas e darem sempre respostas completas

Sobre respostas completas: eu não acho legal copiar respostas de outros fóruns ou textos inteiros do Wikipédia e etc, porque acredito que quem posta uma dúvida aqui, em sua maioria, já fez uma pesquisa prévia.

Se fosse uma redação do Enem vc ia tira 1000 pelo texto.

Eu acho que deveria ter comunidade por tópicos dentro do fórum, que as pessoas pudessem entrar. Tipo probabilidades, ai terias so dúvidas de probabilidades ai fica mais fácil para quem tem dúvidas porque a pessoa iria ver diversas dúvidas que acabaria sanando a dela

De uma tema específico

Oi, gente! :grin:

Caraca, eu concordo muito com o que o @Ozimar_Nogueira_Santos disse!
Tipo, ter abas separadinhas para cada coisa. Exemplo:
Ter os grandes blocos Ensino médio - Enem & Vestibulares; Ensino Superior e Concursos
E daí conforme tu clicas neles abrem outras abas de interesse.
Na do enem e vestibulares teriam as matérias (mat, bio, hist, geo)
E dentro das matérias os assuntos. Em matemática poderia ter álgebra; matemática financeira; ; Probabilidade e Análise Combinatória; Trigonometria; Geometria plana e espacial; Geometria Analítica.
Daí física: mecânica; termologia; hidrostática (as grandes áreas da física mesmo)
Em humanas ficaria mais reduzido, tipo, história: história geral e história do Brasil.
Geografia: geografia humana e geografia física.
Essa sugestão poderia até colocar nas regras do fórum para que todos os participantes organizem suas próprias dúvidas nos tópicos devidos.
E quanto ao que a @Camila disse sobre o gabarito também acho bem bacana! Sempre que a pessoa for criar um tópico novo, ao ela tentar clicar em concluir, aparecer um aviso para colocar o gabarito caso tiver. E se não houver, especificar.
Acho bem válido fazer um lugarzinho para dicas de estudo, de programas também. Creio que só fazer um tópico, categoria, a parte e prontinho.
Acho que a interface do fórum poderia até mudar. Digo, na página principal eu não sei vocês, mas muitas vezes eu não conseguia achar certas dúvidas e elas rolavam lá pra baixo e eu as perdia. O sistema de atualização poderia mudar ou diminuir (não ocupar a página inteira) para melhorar a visibilidade e é aí que entra os tópicos ou categorias divididos com essa economia de espaço.
Algo como se fosse:
tópicos sem resposta: e as dúvidas tão lá.
Ouuuu
Como no fórum já tem a questão ali das categorias, então poderia ser legal inserir as categorias de assunto aprimoradas. Aparentemente, existem as “etiquetas” mas essas não são tão precisas.

Enfim, essas foram algumas das minhas sugestões KKKK
Eu amo tanto esse fórum e essas pessoas e quero muito que cresça ainda mais e agregue mais conhecimento! :hearts:

Então, não sei se alguém já falou aqui, não li os comentários, eu apenas iria sugerir para separar o fórum em matérias(Química,Física) e dentro destas, separá-las em assuntos(Física-Eletricidade,Mecânica etc).
O resto, tá bem bacana.

AH, só editando aqui, lembrei de outra coisa que poderia ser acrescentada no fórum:
Ter a opção de escrever algo “escondido” que precisa ser clicado em cima pra revelar o que está escrito. Assim, dá pra colocar o Gabarito da questão sem revelá-lo logo de cara. Muitos devem entender o que estou falando, quando a gente vai resolver uma alternativa já sabendo se ela é verdadeira ou não, muda a forma com que pensamos ao resolvê-la.

Oi, Tarfk!! :smiley:

tipo isso

oi!

é só clicar na engrenagem aqui no post, do lado da carinha do emoji. Nisso tem detalhes ocultos :raising_hand_woman:t2:

Opa. Nem sabia que já tinha. Boa!

demorei para descobrir também hahaha
tem alguns códigos também que funcionam aqui para colocar expoente e bases, por isso acho que deveria ter alguma área com dicas de utilização!

Sobre o que o @Ozimar_Nogueira_Santos, @Liss15 e você falaram, eu concordo! Eu acho que seria muito útil separar o fórum por assuntos, fui procurar exercícios de probabilidade e precisei rolar o fórum todo (e olhar que conheço bem por aqui HAHAHA)

Olá a todos!

Bem, sou novo no fórum e fiz um primeiro teste, postando uma dúvida. Tive dificuldade para encontrar a dúvida postada. Seria interessante, se houvesse um feedback da resposta da dúvida por e-mail.

Do resto, tô achando legal a plataforma.

Oi, Carlos, tudo bem? :smiley:

Geralmente eu recebia por e-mail qualquer resposta que recebia por aqui.
Sua dúvida foi essa, certo? o Vini respondeu para você! :smiley:

Para você achar, você vai no seu perfil aqui no fórum!

Nisso terá todos os posts que você fez!
Quando quiser também, você pode ativar notificações no seu navegador, nisso toda vez que te respondermos, vc ficará sabendo! Caso queira também, acesse o fórum pelo navegador do seu celular e crie um ícone dele de acesso rápido. O fórum ficará como se fosse um aplicativo no seu celular e você receberá notificações caso você as ative!

Você pode mudar suas notificações aqui oh:

Qualquer coisa que você ainda não souber mexer por aqui, nos fale que tentamos te ajudar!

Obrigado, Camila, rs.

Galera acho que está faltando um tópico de debates de assuntos variados que posso ajudar nas redações para vestibulares, como também para nossa própria formação como seres humanos. Poxa acho que seria muito massa, tipo toda semana um tema diferente, ai os alunos expõem suas ideias através de argumentos, dados, citações e etc… Claro sempre respeitando a ideia do colegas mesmo que não concordem. Tipo assim eu vi essa notícia hoje. image .

Tipo oque cada um acha, uma solução para melhorar. Poxa acho que seria muito criativo :blush:

Acho que a Cah seria uma ótima moderadora de um tópico desse:sunglasses:

Então, Zi, eu respeito muito sua opinião e idéia e fico muito agradecia por lembrar de mim :blush:, mas eu acho que atualmente o clima anda tão pesado na internet e tem tantas brigas por conta de opiniões que eu acho que isso poderia gerar um clima ruim aqui no fórum. E eu sou uma pessoa que prega muito o clima harmonioso aqui no fórum e tenho muito medo que isso acabe em algum momento. Enfim, só para avisar que eu não conseguiria lidar com isso não hahaha. Porém, de resto, o que eu puder fazer pelo fórum, todos sabem que estou aqui e estou totalmente disposta a ajudar como sempre estive! :raising_hand_woman:t2:

Mais Cah os debates não seria politicas ou Ideologia ou até mesmo religião, “essa notícia foi só para exemplificar oque estou dizendo”, Os debates serias supostos temas de redação, exemplo, crise hídrica, poluição.