Questão da UFSC 2017

1. Uma urna contém 3 bolas brancas, numeradas de 1 a 3, e 6 bolas pretas, numeradas de 1 a 6. Uma bola é extraída ao acaso. Se for sorteado um número ímpar, então a probabilidade de ter saído uma bola branca é de 2/9 .

a resolução aparece como 2 possibilidades entre 5 pois leva em conta apenas os numeros impares, mas eu entendi que se dentro da urna está todos os numeros eu acredito que são 2 possibilidades em 9 sim. São 2 possibilidades de pegar uma bola branca E impar entre as 9 que tem dentro da urna… pois as bolas pares continuam dentro da urna. Se alguém puder me dar um helppp :slight_smile:

Oi, Fernanda, como está? Espero que bem! :blush:

Probabilidade é um assunto bem chatinho mesmo e eu entendo sua dúvida, mas pense assim, no enunciado ele já afirma que a bola é ímpar, ou seja, ele já excluiu a possibilidade de ser par.

É uma caso semelhante com esse aqui oh:

Em um baralho, qual a chance de extrair um Ás sabendo que ele é de ouro?
Percebe que você não precisa considerar todas as cartas, apenas as de ouro

Vamos supor, é uma brincadeira, a pessoa pegou uma carta e fala assim
“oh gente, é de ouro, que carta vocês acham que é?”
você não vai chutar 3 de paus, afinal você já sabe que é de ouro. Então você vai pensar nas cartas de ouro e chutar uma. Você 1/13 chances de acertar

Mesma coisa nesse exercício das bolas, a pessoa fala “Oh, é uma bola ímpar, que bola você acha que é?”

Você não irá chutar “bola 2 branca”, pois você sabe que precisa ser ímpar!
Você irá pensar:
oh, temos 1 branca, 3 branca, 1 preta, 3 preta e 5 preta
Você irá chutar entre essas, pois você já excluiu a possibilidade de ser par

Fez sentido?

Deixo aberto para caso algum amigo tenha um exemplo mais didático

Siiim! Faz todo sentido, ótima explicação. Muito obrigada!!

owwwn, ganhei meu dia com esse elogio! :smiling_face_with_three_hearts:

qualquer dúvida é só postar!