Questão de Eletrólise

O sódio é obtido pela eletrólise do cloreto desódio fundido segundo a equação

2NaCl(l) → 2Na(s) + Cl2(g)

Para abaixar o elevado ponto de fusão do cloreto de sódio, adiciona-se cloreto de cálcio, que é eletrolisado simultaneamente segundo a equação:

CaCl2(l) → Ca(s) + Cl2(g)

Em relação a esse processo, todas as alternativas estão corretas, EXCETO

A) A produção de um mol de cloro requer um molde elétrons.
B) A redução do íon sódio é um processo endotérmico.
C) O cloro é obtido no ânodo.
D) O estado de oxidação do cálcio varia na eletrólise.
E) Uma mistura de cálcio e sódio é obtida no cátodo.

Gab: Letra A

Pessoal, por que a letra B está correta? Na eletrólise o processo não seria exotérmico por não ser espontaneo?

Oii, Ingrid, como está? Espero que bem! :blush:

A eletrólise é um processo no qual utiliza-se energia elétrica para que ocorra uma reação química. Ou seja, é um processo que necessita de energia e não um processo que libera. Lembre-se que é o oposto de uma pilha.

Além disso, focando na letra B especificamente, apesar do íon sódio líquido se tornar sódio metálico, esse é um processo endotérmico, pois não é uma reação que ocorre naturalmente, ela foi forçada, pois para fundirmos o NaCl foi necessária uma grande quantidade de calor para que com o fornecimento de elétrons o Na+ se reduzisse. Note que nada disso foi espontâneo.

Só uma observação, com relação à espontaneidade, nem sempre essa regra se aplica. Na química moderna utiliza-se a relação da energia livre de Gibbs para isso, pois há reações endotérmicas espontâneas e há reações exotérmicas não espontâneas. Essa discussão envolve entropia e etc, caso se interesse, você pode dar uma pesquisada, mas acho que dependendo da prova que você preste, a relação entre endo e exo já basta.

Estou com um pouquinho de sono, não sei se consegui te explicar decentemente, peço desculpas caso tenha ficado confuso. Amanhã, qualquer coisa, com mais calma eu tento deixar melhor explicado caso queira! :blush:

Espero que te de ajude de qualquer forma! :raising_hand_woman:t2:

Ficou super claro agora! Muito obrigada!! =)

imagina! precisando é só postar!