Questão de genética hard!

eu acertei a letra A e a letra B,mas n sei se fiz os cálculos certinhos,a C e a D eu não soube resolver!
se tiver como resolver as 4!!!obrigada!

O Aconselhamento Genético é uma metodologia de comunicação sobre características humanas associadas à
ocorrência ou risco de recorrência de uma doença hereditária e/ou genética na família. Utilizando este
conceito, assinale V (verdadeiro) ou F (falso) para as alternativas.
a) ( ) A doença de Gaucher possui herança autossômica e recessiva, apresenta como característica o
acúmulo de glucosilceramida nos macrófagos/monócitos. Se em uma população a sua
frequência é de 1∕10.000, a frequência gênica do alelo recessivo será de 0,1%.
b) ( ) O daltonismo é condicionado por um alelo recessivo ligado ao cromossomo X, na espécie
humana. Um casal de visão normal, cuja mulher é filha de pais normais, teve uma criança
daltônica. A probabilidade desse casal vir a ter uma segunda criança do sexo feminino e
daltônica é 1/4.
c) ( ) Uma doença autossômica recessiva extremamente rara afeta um indivíduo em cada 10.000.
Uma mulher que já tem um filho afetado pela doença, de um relacionamento anterior, casa-se
com um homem que é seu primo de primeiro grau, fica grávida do segundo filho. O risco dessa
criança que está sendo gerada ser afetada é de 1∕4.
d) ( ) Em uma população de estudantes universitários, 1 em cada 100 dos indivíduos são
considerados míopes. Sendo este fenótipo associado a herança autossômica recessiva, as
frequências gênicas podem ser calculadas pela fórmula de Hardy-Weinberg. Nesse contexto, a
frequência do alelo dominante será 90% e do alelo recessivo será 10%.

Olá!! Tudo bem?

Pode compartilhar aqui seus cálculos?

Na letra A meu cálculo da frequência do alelo recessivo deu 1%.

p + q = 1

q² = 0,0001
q = 0,01 (1%)

p + 0,01 = 1
p = 1 - 0,01
p = 0,99 (99%)

Na letra B, um casal de visão normal não tem nenhuma chance de ter uma filha daltônica, somente 1/4 de chances de ter um filho daltônico.

Na letra C, a probabilidade do filho ser afetado é 1/4 caso o primo de primeiro grau for heterozigoto.

Na letra D esta correta.
p+q=1

q² = 1/100
q² = 0,01
q = 0,1 (10%)

p + 0,1 = 1
p = 1 - 0,1
p = 0,9 (90%)

Aguardo teus resultados para fazermos uma comparação!!

Abração e bons estudos

Por que, q² = 0,0001, não entendi essa parte.