Questão de Mecânica dos Solos


#1

Preciso de uma mãozinha nesta questão:

Após a construção de um aterro extenso sobre uma camada de solo compressível foi observado um aumento de 3m no nível de água em um piezômetro instalado no centro da camada de solo compressível. Considerando que a camada compressível está saturada, com nível d’água no topo desta camada, que seu peso específico é 14 kN/m³ e sua espessura é 8m, o índice de compressão é igual a 1,1 e índice de re-compressão de 0,14, a tensão de pré-adensamento e índice de vazios no centro da camada de 40 kPa e 0,950, respectivamente, e coeficiente de adensamento de 8,2x10-4 cm²/s, calcule:

a) O recalque total devido à construção do aterro extenso. Considerar que o centro da camada tem deformabilidade representativa para toda a camada.
b) O tempo necessário para que a camada tenha um grau de adensamento médio de 85%, caso haja drenagem pelo topo e pela base da camada compressível.
c) Para o tempo calculado no quesito anterior, qual deverá ser a diferença de nível de água entre o piezômetro instalado no centro da camada compressível e o lençol freático?
d) A altura do aterro a ser construído para que após o adensamento primário o topo do aterro esteja 2m acima do topo da camada de argila. Adotar para o aterro peso esp. de 20kN/m³.

Desde já agradeço!