Questão de Probabilidade - Poliedro

Tenho dúvida na 16(a).
O gabarito é 7/15.

Eu fiz assim:

O “A” acerta e o “B” erra:

2/5.2/3.2!

+(ou)

O “A” erra e o “B” acerta:

3/5.1/3.2!

O resultado final é 14/15.
O resultado só dá certo se eu retiro as permutações(2!). Por que não uso a permutação nesse caso? Não considera a ordem que eles atiram? Como deveria saber disso?

Oi, Tarfk, tudo bem? Espero que sim!

Eu não entendi a forma como você fez, talvez alguém possa comentar, mas eu costumo fazer essas questões assim (é a mesmo caso que em genética)

Probabilidade A acertarxProbabilidade de B errar

Probabilidade de A errarx Probabilidade de B acertar

E somo as duas

Eu não entendi muito bem o porquê de você considerar a ordem, pois, vamos supor, se é uma partida e A ganha, não importa a ordem que B errou, esse resultado não será diferente.
Da mesma forma que o exercício quer que alguém acerte quando os dois lançarem, não importa quem acertou primeiro.

Eu sinto que o exercício daria indícios de que ordem importa, caso ele falasse que quem conseguir tantos pontos primeiro ganha e etc, coisas assim.

Sou péssima em probabilidade, talvez alguém melhor capacitado possa te dar uma luz

De qualquer forma, espero ter contribuído em algo.

Pois é, pensei nisso. Mas fica meio vago, né, se os caras não falam…Credo, probabilidade é muito confuso. Obrigado, Camila!

mas é ai a questão chata mesmo, algumas questões exigem que você entenda quando a ordem importa ou não, raramente eles irão falar.

mas enfim, eu odeio com todas as forças esse assunto, só tentei fazer porque se eu pudesse eu nunca veria isso na vida e é uma forma de me forçar a estudar HAHAHA

e sim, é mesmo HAHAHA
só para confirmar o quanto odeio :rofl: