Questão física energia

Em um pêndulo balístico, um projétil de 50 g atinge um bloco de 5 kg, que se eleva 10 cm. Calcule a velocidade do projétil ao atingir o bloco. Calcule a velocidade do bloco no início do seu movimento. Calcule as energias cinéticas antes da colisão e imediatamente após a colisão. Calcule a variação da energia potencial do sistema entre o ponto mais baixo do bloco e o mais alto

Oi, Felipe, tudo bem? :smiley:
Você teria as respostas? eu cheguei em algumas, mas confesso que não estou com certeza, então queria saber antes de postar, pq eu tentaria tirar uma foto da resolução para te ajudar :blush:

Oi, tudo bem.

As respostas são:
142,4 m/s; 1,41 m/s; 507 J; 5,05 J; 5,05 J

ele aproximou a raiz de 2 haha estava em dúvida nisso! tentar fazer um esquema e te mando

só outra dúvida: é 142,4 mesmo na primeira?
na resposta do meio não seria 505J?

vou postar como fiz, mas não sei se conceitualmente está certinho, ok?

ele colocou 142,4 mas ele pode ter errado, e na do meio eu não sei hahaha

Nossa, a primeira vez que fiz, não considerei a colisão como inelástica, só depois que considerei, porque pensei que seria bem difícil não ser inelástica.

Bem, vou ir por partes. Não cheguei nas respostas exatas, então algum professor me ajude, acho que estou errando em conceito ou contas.

Eu achei a velocidade do bloco + projétil antes de tudo porque facilitaria.

Ficou tudo bem feio, mas só estou postando assim porque vc pediu por msg e seria egoísmo eu enrolar só para deixar mais bonitinho hahaha

espero que te ajude! :blush:

obs: na primeira etapa coloquei velocidade do bloco no início do movimento, porém eu já coloquei a massa do projétil ali que é o M+m, não expliquei certinho na resolução porque iria cancelar de qualquer forma

obs2: eu ia fazer um desenho, mas não deu tempo hahaha

obs3: meu 5 pode parecer um 6 na foto haha, desculpa!

Em geral no pêndulo balístico a colisão é completamente inelástica mesmo, porque a bala fica alojada dentro do bloco de madeira.
No mais tudo certo :smile:

Quando ele me passou as respostas que percebi que era inelástica, eu não sabia disso, mas pensei depois: é óbvio que a bala vai entrar, né, Camila? :rofl:

obrigada por conferir a questão!

Camila, por que na formula de energia cinetica vc considerou a massa total de um sistema(projetil+bloco)?? Nao seria apenas a massa do projetil?

Oi, Mari!

então, é que como é um pêndulo balístico, a bala fica presa no bloco (colisão inelástica), por isso considerei as duas massas juntas. Nisso o bloco junto com a bala irá se elevar 10 cm. Então, a energia cinética do bloco + bala foi suficiente para esse conjunto se elevar em 10 cm. Assim, eu resolvi, primeiramente descobrir a velocidade que o bloco + bala tiveram e depois descobrir a velocidade da bala sozinha por quantidade de movimento.

Fez sentido?

só mais uma observação que eu fiz ali:

perceba que não importava a massa, a velocidade que encontraríamos seria a mesma!