Questão UERJ 2010 - ordem de grandeza

Um evento está sendo realizado em uma praia cuja faixa de areia tem cerca de 3 km de extensão e 100 m de largura. A ordem de grandeza do maior número possível de adultos que podem assistir a esse evento sentados na areia é de:

Gab. c) 10^6

Minha dúvida nessa questão é: Quantas pessoas cabem em 1m2 em média? Seria a mesma quantidade se fosse em pé?

Oi, Ianka!

Então, essa questão exige um pouco de observação cotidiana (na minha opinião). Lembra um pouco o que a Unicamp costuma pedir.

Uma pessoa em 1m² sobraria um espaço muito bom mesmo sentada. Quando eu pensei, eu pensei em 1 pessoa e meia por metro quadrado (não iríamos dividir a pessoa ao meio, eu só imagino que se sobra espaço de 1m² de um lado e do outro, a pessoa pegaria esse espaço haha).

Eu olhei a resolução dessa questão e eles consideram 2 pessoas, o que eu também acho aceitável, até 3 pode até ser, mais do que isso eu acho que fica complicado, porque precisamos pensar que nem todos possuem o mesmo tamanho.

Perceba que caso você considere mais do que 3, a resposta já muda a ordem de grandeza

Enfim, não sei se consegui ajudar em algo mas caso você preste provas que você precisa estimar valores, comece a se atentar às coisas cotidianas. Meus amigos que prestavam Unicamp faziam muito isso.
Caso as provas que você preste não cobre isso, então não se preocupe tanto :slight_smile:

Tenho dificuldade justamente em fazer esse tipo de visualização, mas imaginando mais ou menos quanto é um metro quadrado faz sentido caber no máximo 3 sentadas. Poderia falar que em pé caberia umas 4?