Se utilizar de informações que não são verdadeiras


#1

Há problema se em nossa argumentação inserirmos dados e/ou citações de pessoas que não existem, de fato?

Sempre me questionei se a veracidade das informações é importante para a avaliação ou apenas se nós somos capazes de defender nosso ponto de vista de maneira clara e coesa.


#2

Boa noite :wink:
Pois, há problema sim, o único ponto é: o corretor vai perceber ou não que a citação/dado é falso? Se a resposta for sim, você vai perder nota, se ele não perceber, simplesmente vai agregar à sua nota se a colocação do dado ou citação for coerente com o que você está defendendo/demonstrando no texto.

Conheço um professor que já ajudou na correção de vestibulares aqui da região onde moro, ele lê muito, se informa muito e disse que sempre que via alguém colocando citação errada, atribuindo frase de forma equivocada à alguém relevante, sempre tirava nota do indivíduo kk

Então acredito que vai depender muito do teu corretor.

P.s.: fato, se você vai apresentar um dado, é sempre fundamental você apresentar uma fonte, do contrário você já pode perder ponto por ai, referência é extremamente importante, logo, se tu apresentou uma fonte, fica fácil pro corretor ir verificar se está validada ou não essa fonte. Mentir em vestiba nunca é um bom negócio.


#3

Oi, Nathalia, tudo bem? :slight_smile:

Eu concordo com a Heloísa. Além disso, vale ressaltar que sua redação passa por, no mínimo, duas pessoas. Em caso de discrepância ela pode passar por mais de 3 pessoas dependendo da banca. Dessa forma, alguém pode notar a inveracidade dos fatos apresentados e isso pode te prejudicar.

Qualquer coisa vá postando suas dúvidas aqui e no que pudermos tentaremos te ajudar!! :smiling_face_with_three_hearts: